São Paulo, terça, 27 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TEATRO
Leitura dramática do texto será veiculada no próximo dia 5
Peça "Vestido de Noiva' ganha gravação da rádio MEC no Rio

ANNA LEE
da Sucursal do Rio

A leitura dramática da peça "Vestido de Noiva", de Nelson Rodrigues, nos moldes do antigo radioteatro, que a rádio MEC vai veicular, às 22h05, no próximo dia 5 -em comemoração ao Dia Nacional da Cultura-, não é apenas nostalgia.
É também a realização de um projeto de dez anos do produtor e diretor Delcio Marinho Gonçalves, que acredita que, "apesar de vivermos na era da tecnologia, da rapidez da informação, sempre haverá um lugar e um momento para escutar radioteatro e radionovela".
A gravação do programa acontece hoje, às 19h, na rádio MEC (centro do Rio).
No Brasil, nos anos 30, o radioteatro foi lançado pelas rádios Record de São Paulo, Mayrink Veiga e Nacional do Rio. Em 1941, estreou na rádio Nacional a primeira radionovela brasileira, "Em Busca da Felicidade", adaptação de texto do cubano Leandro Blanco.
Depois disso, o gênero ganhou força no Brasil e só entrou em decadência quando a televisão, em meados da década de 50, invadiu o cotidiano dos brasileiros.
"Meu projeto é uma homenagem aos tempos áureos do rádio, mas vai mostrar também que qualquer navegador da Internet pode se interessar por radioteatro. A sonoplastia da peça vai contar com recursos da moderna engenharia de som. Isso é o que vai fazer a diferença", disse Gonçalves.
Ele contou que o roteiro de "Vestido de Noiva" para o rádio foi criado seguindo as marcações do autor. Cecil Thiré fará um locutor, que não existe na versão original, e vai narrar apenas o indispensável para a compreensão, ou seja, em que plano cada cena se situa.
A peça é dividida em três planos, alucinação, memória e realidade, e fala sobre as lembranças e delírios de uma mulher que agoniza durante uma cirurgia, por causa de um atropelamento.
Mas, segundo Gonçalves, a "sonoridade dos ambientes, superior aos recursos precários de contra-regragem utilizados pelo rádio antigo", é que vai proporcionar ao ouvinte a compreensão da peça.
A atriz Betty Faria fará uma participação especial como a leitora do "Diário da Noite", uma personagem pequena da peça, mas que será, segundo Gonçalves, o "hit" da apresentação. Ele contou que a entonação de voz de Betty será a de uma de suas personagens que fizeram sucesso na televisão.
A protagonista da peça, Alaíde, será vivida por Luiza Thiré. No elenco ainda estão Maria Pompeu, como Madame Clessi, e Tadeu Aguiar, como Pedro.
A leitura dramática de "Vestido de Noiva" é o primeiro evento de uma série que Gonçalves pretende promover na rádio MEC, a partir do ano que vem. Segundo ele, serão apresentados textos da dramaturgia brasileira, em ciclos dedicados a obras de Nelson Rodrigues, Dias Gomes, Maria Clara Machado, entre outros.
Gonçalves disse que quer mostrar que o rádio é, e sempre será, como disse McLuhan (sociólogo canadense especialista em meios de comunicação de massa), um veículo quente: estimula a emoção, a criatividade e a reflexão.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.