São Paulo, segunda-feira, 27 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Acadêmicos teorizam a decadência da Globo

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

O livro só será lançado na próxima segunda-feira, mas já domina conversas nos bastidores das TVs. Trata-se de "A Deusa Ferida" (editora Summus, 264 págs., R$ 33), que traz como subtítulo "Por Que a Rede Globo Não É Mais a Campeã Absoluta de Audiência".
O livro é o resultado de um estudo de um ano de um grupo de acadêmicos de comunicação, coordenados pela antropóloga Silvia Simões Borelli e pelo jornalista Gabriel Priolli, ambos professores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Baseado em dados do Ibope, pesquisas de agências de publicidade e em reportagens publicadas pela Folha, o estudo tenta mostrar por que a audiência do "Jornal Nacional" e da novela das oito da Globo despencou de 53,5% em 1987 para 37% em 1997.
Conclui que a Globo perdeu audiência nos anos 90 devido ao esgotamento do gênero telenovela, ao "abalo" na imagem do "Jornal Nacional" e à popularização do telejornal, que deixou de ser uma "referência". Enumera ainda a qualificação das emissoras concorrentes, o aumento da base de audiência, a TV a cabo, a Internet e o videocassete como elementos que contribuíram para a queda da audiência da Globo, ainda líder.



OUTRO CANAL

Teste
O "Mais Você", de Ana Maria Braga, sai de férias em janeiro e volta em março, em versão itinerante por várias cidades do país. Só em abril terá novo formato. Já o "Caldeirão do Huck", agora confirmado, permanece no ar nas férias, quando vai para um acampamento.

Canção
Órgão que arrecada direitos autorais de músicos e compositores, o Ecad venceu na semana passada, no Superior Tribunal de Justiça, ação que cobrava cerca de R$ 18 milhões da rede CNT. Mas ainda trava disputa judicial com o SBT, do compositor de marchinhas Silvio Santos.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br



Texto Anterior: Monica Bergamo
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.