São Paulo, terça-feira, 27 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Afastamento de autor deixa até os amigos perplexos

Pessoas próximas a Aguinaldo Silva temem que ele esteja passando por crise de estresse; "Duas Caras" tem ibope baixo

Novelista define o que cada colaborador fará durante suas férias; para Marília Pêra, que está na novela, a notícia foi um "trauma"

COLUNISTA DA FOLHA
DA REPORTAGEM LOCAL

Nem os amigos mais próximos de Aguinaldo Silva conseguiram entender o real motivo de seus afastamento da novela "Duas Caras", que registrou até sábado 37,4 pontos de média, uma das mais baixas audiências de novela das oito da Globo.
Para seus colegas, caiu como uma "bomba" a notícia de suas férias. Em uma discussão na internet, amigos tentam imaginar o que poderiam fazer para ajudá-lo. Em troca de telefonemas, cogitam que esteja passando por uma crise de estresse, possivelmente agravada por problemas de relacionamento amoroso.
Mesmo antes da decisão, Silva já não vinha respondendo a e-mails de pessoas próximas. Também surpreendeu seu círculo de amizades com as polêmicas que tem lançado em seu blog -na semana passada, criticou o ministro Gilberto Gil por estar tirando cidadania italiana e disse que deveria também ter uma "africana".
O elenco também recebeu a notícia com preocupação. À Folha, Marília Pêra, que interpreta Gioconda, disse que soube pelos jornais e que mandou um e-mail a Silva. "Para mim, é um trauma, porque adoro o texto dele", afirmou a atriz.

Instruções à equipe
No sábado, Silva enviou e-mail a seus colaboradores definindo o que cada um deverá fazer em seu período de férias. Maria Elisa Berredo será a coordenadora, Nelson Nadotti fará as escaletas, ou seja, a descrição das cenas, que serão depois escritas por Filipe Miguez, Glória Barreto, Sérgio Goldenberg e Izabel de Oliveira.
Na mesma mensagem, teria falado até em abrir mão dos direitos da novela em favor dos colaboradores, e dito para a equipe encarar a missão como uma "boa experiência".
À Folha, ontem, mandou uma mensagem confusa sobre a possibilidade de voltar à novela: "Eu não vou voltar por uma razão pura e simples: eu não fui! Estou aqui fazendo o de sempre, ou seja: escrevendo uma novela. Só não quero falar nem aparecer, pra ver se saio desse cerco horroroso".
O comunicado da Globo dizia que Silva deixou pronto até o capítulo de 26/12 e que continuará a supervisionar o trabalho dos colaboradores.
O pedido de afastamento de Silva chegou à cúpula da Globo na última segunda-feira.
Ele iria tirar férias mais próximo às festas de final de ano e decidiu antecipá-las. Após uma série de reuniões, na sexta-feira, a direção achou melhor acatar o pedido, uma vez que o autor tem demonstrado estresse, está com os capítulos já adiantados e se comprometeu a supervisionar os trabalhos.
Segundo a Folha apurou, ele já vinha desempenhando o trabalho como supervisor. Isso quer dizer que os colaboradores escreviam as cenas, que eram aprovadas por Silva.
Até ontem, o autor ainda não havia embarcado para Lisboa, onde costuma passar férias em um apartamento de sua propriedade. Estava entre sua casa de serra, na região de Itaipava, no Estado do Rio (da qual postou uma foto em seu blog), e sua casa na Barra da Tijuca.
Em seu blog (www.bloglog.com.br/aguinaldosilva), Silva fala do afastamento e continua a polemizar com jornalistas e políticos. Em entrevista à Folha em setembro, no lançamento de "Duas Caras", o autor já havia prometido dizer que o que lhe viesse à telha: "Tenho 64 anos, não preciso mais viver de aparências, fazer média. Não há nada que me impeça de dizer a verdade, o que sinto". (DANIEL CASTRO E LAURA MATTOS)

Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.