São Paulo, quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

DANIEL CASTRO - dcastro@folhasp.com.br

Divulgação/TV Cultura
CULTURA PROVOCA ANTÔNIO FAGUNDES
Antônio Fagundes dá entrevista a Antônio Abujamra para o "Provocações' (Cultura) de 26/12; Abujamra chama o ator de "Fafá" e o questiona sobre telenovelas


Record estaciona e já não assusta a Globo

A Record deixou de ser o monstro que no primeiro semestre roubava o sono dos executivos da Globo. A rede de Edir Macedo parou de crescer no Ibope. Na Globo, a avaliação é a de que a concorrente perdeu o fôlego para tentar disputar a liderança. Sua preocupação agora é manter o segundo lugar, ainda não consolidado. Tanto que deixou de lado o slogan "A Caminho da Liderança".
A Record registrou um crescimento impressionante nos últimos anos. Em janeiro de 2006, tinha média diária (das 7h à 0h) de 5,3 pontos na Grande São Paulo, contra 7,7 do SBT e 20,7 da Globo. Em 2007, fechou com 7,2 pontos, um crescimento de 18% sobre 2006, e deixou o SBT (6,4) para trás.
No início de 2008, seu crescimento foi espetacular. Em abril, impulsionada pelo caso Isabella, atingiu média de 9,8 pontos, 11,4% a mais do que no mês anterior. Sua distância para o SBT era de 3,8 pontos. Para a Globo (18,4), era de 8,6, quase metade da do início de 2006.
Em julho, a escalada da Record sofreu um baque. Sua média caiu para 8,4 pontos, 12,5% a menos do que em junho. Em agosto, nova queda, de 9,5%. Em dois meses, perdeu tudo o que ganhara em um ano. Em setembro e outubro, voltou a crescer, mas em ritmo mais moderado. Neste mês, no acumulado até o dia 25, está com 7,9 pontos, apenas 1,5 a mais do que o SBT. A Globo (16,4) continua distante, 8,5 pontos acima.

DESFALQUE 1
Protagonista de "Chamas da Vida", maior audiência da Record atualmente (anteontem, deu 17 pontos), a atriz Juliana Silveira torceu o pé e ficará afastada da novela durante duas semanas. Sua personagem, Carolina, viajou.

DESFALQUE 2
O espaço de Juliana foi ocupado por Luiza Curvo. Sua personagem, Michele, se aproximou do protagonista, Pedro (Leonardo Brício), e colabora com ele em uma investigação. Juliana deve voltar ao ar no final da próxima semana.

CONVERGÊNCIA
A Globo estuda introduzir em "Malhação", em 2009, um personagem que escreverá um blog de verdade. Seria uma nova forma de interagir com os telespectadores.

NOVELA 1
A crise financeira emperrou o processo de confecção do orçamento da Globo para 2009, em andamento desde setembro. Todas as unidades orçamentárias (como programas) já entregaram suas propostas, mas, até agora, nenhuma delas foi aprovada pela cúpula.

NOVELA 2
Não existe um prazo para as aprovações. Nos últimos anos, no entanto, em novembro várias unidades já tinham seus orçamentos aprovados.

NOVELA 3
O problema enfrentando pelos analistas da Globo é a falta de cenários para 2009, porque não se tem uma dimensão exata da crise no Brasil. Enquanto isso, nos bastidores, especula-se sobre cortes nas verbas dos programas menos rentáveis.


Texto Anterior: José Simão
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.