São Paulo, quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

LUANA PIOVANI

"Quanto mais pedras me jogam, mais vou construindo meu castelo"

Julia Moraes/Folha Imagem
Luana Piovani na abertura do quarto festival Venezia Cinema Italiano

Luana Piovani foi a estrela da abertura do festival Venezia Cinema Italiano, no Auditório Ibirapuera, na noite de terça. "Vim prestigiar minha comunidade", disse a atriz, que acaba de conseguir a cidadania italiana. Luana falou à coluna:

 

FOLHA - Como está o processo contra o Dado Dolabella?
LUANA PIOVANI
- Ontem tive uma reunião com meu advogado para ele falar sobre o processo da Esme [a camareira Esmeralda de Souza, que trabalha com Luana no teatro, também foi agredida por Dado durante a discussão]. E estamos mandando cartas para os veículos que deram a história da agressão da Globo [Luana teria agredido uma funcionária da emissora por não terem lhe servido comida light]. A gente está pedindo direito de resposta para dizer que isso não aconteceu. E, se não derem, daí sim faremos uma notificação judicial. Resolveram aproveitar o meu circo de horrores e inventar mais uns shows. Só que, graças a Deus, existem as leis.

FOLHA - Continua namorando o Felipe Simão? Ele foi acusado de agredir um rapaz na pizzaria Guanabara, no Rio.
LUANA
- Não aconteceu nem a história da Guanabara, nem a da Globo, nem uma discussão com o [apresentador] Faustão. "Tão" a fim de me sacanear. Mas, quanto mais pedras me jogam, mais vou construindo meu castelo.

FOLHA - Nos últimos dias, seu nome só aparece envolvido em histórias de agressão.
LUANA
- Virou um tsunami, né? Dá para chamar assim. As pessoas estão aproveitando o fato de eu ter sido vítima de agressão e tentando me transformar em agressora. Só que isso é muito sério, porque eu fui agredida e, como cidadã, fui lá e fiz corpo de delito no IML, uma situação . E é isso que todos os cidadãos tem que fazer quando são agredidos.

 

O festival de cinema italiano acontece até o dia 30 em SP, com filmes premiados como "Almoço em Agosto", de Gianni Di Gregorio. Na abertura, uma gafe: ao ser entrevistado no palco do auditório pelo cineasta Bruno Barreto, o italiano Silvio Orlando, melhor ator no Festival de Veneza e protagonista de "Il papà di Giovanna" ("O pai de Giovanna") soltou um "Quando cheguei aqui em Portugal...". Foi corrigido por Bruno Barreto: "Você está no Brasil".

Ponto...

A próxima queda de braço da Anac será com o governador de Minas, Aécio Neves (PSDB-MG). A agência colocará em consulta pública no começo do próximo ano a proposta de abrir o aeroporto central da Pampulha para vôos que liguem Belo Horizonte a cidades como São Paulo, Rio e Brasília. O governador é contra -e já disse isso à presidente da Anac, Solange Vieira. Ele quer manter os vôos exclusivamente no aeroporto de Confins.

...A PONTO
E, apesar da oposição do governador do Rio, Sérgio Cabral, a Anac manterá o calendário para a abertura do aeroporto Santos Dumont, de onde as empresas aéreas pretendem fazer vôos diretos principalmente para Brasília e Belo Horizonte -além da ponte aérea com SP. Ele quer manter as rotas exclusivamente no Galeão.

MUTIRÃO
A agência também marcou para o começo de dezembro a mudança para um novo prédio, de 22 andares, na avenida Presidente Vargas, no Rio de Janeiro, onde serão abrigados 1.400 funcionários.

ALERTA
E o Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) já alertou empresas aéreas e governo de que os atrasos de vôos no período de férias de fim de ano vão ser de, em média, 30 minutos na região de SP e Brasília; e de até uma hora no sul do país. Tudo por causa das chuvas de verão.

MEU BOLSO
O presidente Lula pulou da poltrona ao ser informado de que o Ministério da Saúde pretende gastar R$ 60 milhões para veicular anúncios de prevenção à dengue. Pediu que seus auxiliares negociem para que as TVs e rádios coloquem a campanha de graça -já que ela é de utilidade pública.

DONA MARISA
A direção do filme "Lula, o Filho do Brasil" convidou a atriz Juliana Baroni, que protagonizou "Dance, Dance, Dance", na Band, para interpretar a primeira-dama, Marisa Letícia.

 

A atriz global Leandra Leal recusou o papel alegando problemas de agenda.

O HÓSPEDE SARAMAGO
Hospedado na casa de Luiz Schwarcz, da Companhia das Letras, desde sexta, o escritor José Saramago está lendo o terceiro livro desde que chegou ao Brasil: "O Senhor Vai Entender", de Claudio Magris. Ele leu também a revista "Piauí" e checa os jornais do dia. Adora comida brasileira e se diverte com DVDs de óperas. Saramago dorme com sua mulher no quarto que era da filha de Schwarcz.

EU QUERO
A notícia de que o artista plástico Nelson Leirner está há seis meses sem galeria em São Paulo mobilizou os estabelecimentos da cidade, comerciais e alternativos, que o procuraram para oferecer espaço para que ele exponha e comercialize seus trabalhos. Leirner avisa: "Estou sem galeria por opção própria", desde que saiu da Brito Cimino. Numa iniciativa que nada tem a ver com isso, diz, Leirner fez uma série de livros de artista, edição única, que pode ser vista e comprada na Loja do Bispo, nos Jardins, na capital paulista.

MAROLINHA
E a galeria Oeste, que representa artistas como Marcelo Solá e Denise Gadelha, vai fechar as portas.
 

A culpa é da crise.
PEQUENOS GUERREIROS A leucemia é o tipo de câncer que mais atinge crianças entre 0 e 18 anos no Brasil, com 29% dos casos. Em seguida, vêm os linfomas (15,5%) e os tumores do sistema nervoso central. Os dados estão na publicação "Câncer na Criança e no Adolescente no Brasil", que o Instituto Nacional do Câncer (Inca) lança hoje.

LÁ COMO CÁ
A incidência de leucemia no Brasil não difere muito dos números de países desenvolvidos. Nos EUA, a doença corresponde a 26,3% dos tumores diagnosticados em crianças. Na Europa, a 34,6%.

LINHA DA VIDA
Os governos de Brasil e Uruguai vão assinar um acordo de cooperação para que a população que vive na fronteira dos dois países tenha acesso a serviços de saúde pública no país vizinho, como cesarianas e transplantes de órgãos. Os custos serão financiados pelo país de origem do paciente. A medida pretende evitar que a população percorra longas distâncias para se tratar.

CURTO-CIRCUITO
GABRIEL O PENSADOR lança amanhã, a partir das 18h30, o livro infantil "Meu Pequeno Rubro Negro", na Livraria da Vila do Shopping Cidade Jardim.
O CANTOR LOBÃO apresenta o show "Elétrico", nos dias 2 e 3, a partir das 23h, no Studio SP. A partir de 18 anos.
A GALERIA ROMERO BRITTO , promove hoje, às 18h, um leilão beneficente de bonecos Toy. São 25 peças de toy art com 1,8 metros de altura, customizados por artistas como Romero Britto e Gustavo Rosa.
VERA CHADAD organiza neste sábado e domingo mais uma edição da Daslu Arte. Durante a feira, a designer de jóias Albani Cavalcante lança a sua nova coleção de jóias.
O PRESIDENTE DA FMU Edevaldo Alves da Silva inaugura hoje o Instituto Metropolitano da Saúde, presidido por Arthur Roquete de Macedo. Na cerimônia, o médico José Aristodemo Pinotti recebe o título de Dr. Honóris Causa.
MÁRCIO TOLEDO e Franco Marchetti promovem jantar degustação em torno de produtores italianos de vinho da região de Abruzzo, amanhã, nos Jardins.

com JULIANA BIANCHI, DIÓGENES CAMPANHA e DÉBORA BERGAMASCO



Texto Anterior: Horário nobre na TV aberta
Próximo Texto: Radiohead no Brasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.