São Paulo, quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estilistas brasileiros ganham série de TV

"Nomes da Moda", da Fashion TV, conta trajetória de 16 designers, de Alexandre Herchcovitch a Tufi Duek

BRUNA BITTENCOURT
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Em 1986, o então médico Oscar Metsavaht era o responsável pelas roupas de uma expedição a uma alta montanha, da qual ele participaria.
Metsavaht desenvolveu então algumas peças com a ajuda de uma costureira e de seu conhecimento médico -útil para frias temperaturas-, que fizeram sucesso entre os amigos.
Ironicamente, as roupas para a neve ganharam, pouco tempo depois, uma pequena loja na praia, em Búzios (RJ), a primeira da Osklen, como o estilista lembra no primeiro capítulo de "Nomes da Moda".
A série de documentários, que estréia hoje no canal pago Fashion TV, retrata alguns dos principais estilistas nacionais.
Cada episódio é dedicado a um designer e recupera sua trajetória por meio de entrevistas em seu dia-a-dia, permeadas por imagens de arquivo, depoimentos de jornalistas de moda e pessoas que tiveram importante papel em suas carreiras.
A lista de criadores é extensa: Marcelo Sommer, Isabela Capeto, Clô Orozco, Gloria Coelho, Jum Nakao, Reinaldo Lourenço, a dupla Dudu Bertholini e Rita Comparato, Lino Villaventura, Ronaldo Fraga, Tufi Duek e Alexandre Herchcovitch, além de Metsavaht.
Um dos 13 episódios é dedicado à moda praia e reúne três marcas -Blue Man, Salinas e Lenny- no mesmo programa.
"Procuramos estilistas que privilegiam uma identidade brasileira em seu trabalho", diz Lao de Andrade, diretor da série, que tem criação de Alberto Renault, escritor, roteirista e diretor de desfiles.

Mundo próprio
"Queríamos mostrar o universo de cada designer e deixar o programa com a cara dele", diz Lao, que usou estampas de Capeto em vinhetas e levou Sommer, conhecido por suas coleções lúdicas, ao circo, em seus respectivos programas.
"Nomes da Moda" ganha ao privilegiar as entrevistas com os estilistas, que normalmente ouvimos rapidamente comentando suas criações na TV. E aí que surgem as boas histórias, que incluem alguns tropeços dos retratados.
Isabela Capeto lembra rindo de suas primeiras peças, jaquetas customizadas que soltavam tinta e seus adereços ao lavar e das ligações de suas clientes.
Ou quando chorou na frente de um compradora australiana, que desistiu de comprar sua coleção, mas voltou atrás ao ver a estilista aos prantos.

NOMES DA MODA
Quando: às quintas, às 22h30
Onde: Fashion TV (Net e Sky)
Classificação indicativa: livre



Texto Anterior: Crítica: Renoir opta pela dor com beleza em "Boudu"
Próximo Texto: Contardo Calligaris: Simulações perigosas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.