São Paulo, sexta-feira, 27 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COPIÃO

Longa de Furtado pode ter remake estrangeiro

SILVANA ARANTES
DA REPORTAGEM LOCAL

Está em curso negociação com estúdios estrangeiros para refilmar "Houve uma Vez Dois Verões", de Jorge Furtado.
Lançado este ano, o primeiro longa do diretor (célebre pelo curta "Ilha das Flores") homenageia "Houve uma Vez Um Verão" (1971), de Robert Mulligan. Do título à história da primeira paixão de um adolescente, num cenário de praia.
Admirador de Furtado, o cineasta Fernando Meirelles (autor do fenômeno "Cidade de Deus") ficou inconformado com o modesto público de "Houve uma Vez Dois Verões" no Brasil e decidiu ajudar a ofertá-lo para distribuição internacional.
"O filme foi visto por 3.000 pessoas em São Paulo, quando deveria ter alcançado, no mínimo, 80 mil", diz Meirelles.
É certo que o potencial do longa era maior. E sua estratégia de lançamento não será lembrada entre as mais brilhantes.
Na avaliação dos distribuidores estrangeiros, porém, é temerário exibir uma comédia com legendas, sobretudo para platéias como a norte-americana.
Daí que a alternativa de refilmar "Houve uma Vez Dois Verões" ganhou força.

GLAUBER INÉDITO
Imagens captadas em super-8 por Glauber Rocha, em Portugal, num total de 58 rolos, serão exibidas publicamente no Brasil pela primeira vez no ano que vem, dentro da mostra "Glauber Rocha - Do Cinema de Exílio à Idade da Terra".

GLAUBER MULTIMÍDIA
Organizada pelo produtor Eugênio Puppo, com a colaboração de Paula Gaitán, mulher de Glauber, a mostra terá uma instalação -com os super-8- e exibirá outros trabalhos (em filmes, fotos e vídeos) datados do período de 1970 a 1981, exílio do cineasta.

LUSOFONIA
A Afrodísia Flores, de Theodoro Fontes, irmão de Guilherme Fontes, recebeu da Ancine autorização para captar, pela Lei Rouanet, R$ 621 mil para realizar o 1º Festival de Cinema Brasileiro de Lisboa. Será em julho de 2003, com 12 longas e 20 curtas, segundo Theodoro Fontes.

VIAGEM
A Ancine aprovou também projeto da Resetur -°Representações e Serviços Turísticos, de Camboriú (SC). Chama-se "Brasil Selvagem, os Últimos Refúgios Naturais" e poderá captar R$ 804 mil.


Texto Anterior: Animação rouba a cena
Próximo Texto: Música/lançamento - "A Hundred Days Off": Ícone dos anos 90, Underworld volta leve
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.