São Paulo, segunda-feira, 28 de janeiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TIAGO MATA MACHADO
CRÍTICO DA FOLHA

Pânico no Shopping
SBT, 15h45

(Terror in the Mall). EUA, 1998. Direção: Norberto Barba. Com Rob Estes, Shannon Sturges, Kai Wiesinger, David Soul, Angeline Ball. Filme-catástrofe que narra a inundação de um shopping, após a ruptura de uma represa. Além de enfrentarem as águas revoltas, os sobreviventes terão que lidar com a ação de um presidiário foragido. Fazer o quê?

Power Rangers - O Filme
Globo, 16h

(Mighty Morphin Power Ranger: The Movie). Japão/EUA, 1995, 95 min. Direção: Brian Spicer. Com Karan Ashley, Johnny Young Bosch, Steve Cardenas, Jason David Frank, Amy Jo Johnson, David Yost. Adaptação de um game que virou série de TV. Em uma cidade do interior americano, liderados pelo sábio Zardon, seis adolescentes desenvolvem poderes de super-heróis. Quando Zardon é ameaçado pelo vilão Ivan, eles são obrigados a viajar para um planeta distante, onde está escondida a fonte de energia que sustenta o malfeitor. Não embarque nessa.

O Pacificador
Globo, 21h55

(The Peacemaker). EUA, 1997. Direção: Mimi Leder. Com George Clooney, Nicole Kidman, Marcel Iures, Aleksandr Baluyev, Rene Medvesek, Gary Werntz. Investigando o sumiço de nove armas nucleares russas, Clooney, um oficial das forças armadas americanas, e Kidman, uma cientista, acabam no rastro de um terrorista internacional cujo intento, ora vejam, é fulminar Nova York.

Baile Perfumado
Bandeirantes, 22h

Brasil, 1997, 93 min. Direção: Paulo Caldas e Lírio Ferreira. Com Duda Mamberti, Luiz Carlos Vasconcelos, Arames Trindade, Chico Diaz. Mais interessada em bombar a atenção do espectador do que em fazer cinema, a dupla Caldas e Ferreira revisita a tradição cangaceira do cinema nacional, priorizando a iconização da imagem. Com seu maneirismo desenfreado, vazio e invariavelmente subwellesiano, os cineastas tentam contar a história da visita do mascate libanês Benjamim Abrahão (Mamberti) ao bando de Lampião. A impostura dos cineastas encontra certa equivalência na dos atores.

Audazes e Malditos
Bandeirantes, 0h30

(Sergeant Rutledge). EUA, 1960, 112 min. Direção: John Ford. Com Jeffrey Hunter, Woody Strode, Constance Towers, Billie Burke, Juano Hernandez, Willis Bouchey, Carleton Young. Strode é um oficial de cavalaria negro acusado de estupro e assassinato. Sua versão da história é contada em flashback a partir de seu julgamento. O tema é novo para Ford, mas a forma do diretor continua a mesma. A prova é sua habitual e bem-sucedida mistura de drama e comédia.

As Pontes de Madison
SBT, 0h35

(The Bridges of Madison County). EUA, 1995, 135 min. Direção: Clint Eastwood. Com Meryl Streep, Clint Eastwood, Annie Corley, Victor Slezak, Jim Haynie, Sarah Kathryn Schmitt, Christopher Kroon. Variação bem-sucedida de "Desencanto" (David Lean, 1945), inspirada no romance escrito por Robert James Waller. Eastwood é o fotógrafo itinerante da National Geographic que, realizando um trabalho sobre as pontes de Iowa, envolve-se com a dona-de-casa rural de origem francesa Streep, cuja família viajou em férias. Um Eastwood vulnerável e uma Streep insuperável em um melancólico relacionamento amoroso na terceira idade.

Intercine
Globo, 2h15

Hoje, vai ao ar o escolhido do público votante entre dois filmes com o ator Robert de Niro à frente do elenco: "A Missão" (Inglaterra, 1986, de Roland Joffe, com Robert de Niro, Jeremy Irons, Aidan Quinn, Liam Neeson) ou "Cassino" (EUA, 1995, de Martin Scorsese, com Robert de Niro, Sharon Stone, Joe Pesci, James Woods).

DESTAQUES DA TV PAGA

FILME

O projeto que Truffaut recusou

Confrades de Helen Scott, a amiga americana de Truffaut, e admiradores de "Jules e Jim", os roteiristas Robert Benton e David Newman queriam o cineasta francês na direção de "Bonnie and Clyde" (MGM, 21h). O roteiro da dupla, história da vida bandida do casal Bonnie Parker e Clyde Barrow na época da Grande Depressão, empolgou Truffaut. Mas, com medo de não se adaptar ao modo de produção americano e envolvido com "Fahrenheit 451", ele passou a bola para Godard, que declinou do convite. Quando tentou retomar o diálogo, Truffaut esbarrou em Warren Beatty. O ator já havia comprado o projeto e oferecido a direção a um amigo do francês, Arthur Penn. Logo o filme estaria estourando nas bilheterias. (TIAGO MATA MACHADO)

HISTÓRIA DA ARTE

GNT exibe a partir de hoje a série "Choque Cultural"
Entre hoje e sexta-feira, sempre às 23h20, o canal GNT leva ao ar os episódios da série "Choque Cultural". Produção da rede pública de TV norte-americana PBS, o programa tenta responder a perguntas como: o que constitui arte de qualidade? Ou: qual o limite da liberdade de expressão em um regime democrático? O capítulo "Nascido para Incomodar - As Aventuras de Huckleberry Finn" ocupa as duas primeiras partes da série e conta a saga do polêmico romance de Mark Twain. Lançada em 1885, a obra faz uma crítica ácida e irônica à sociedade norte-americana por meio da história de um garoto branco banido e de um escravo fugitivo adulto, unidos em uma fuga pelo rio Mississipi. Os outros episódios são "O Chocante do Nu - A Olympia de Manet" (quarta), "Hollywood Censurada - Filmes, Moralidade e o Código de Produção" (quinta) e "A Música do Demônio - O Jazz de 1920" (sexta).

CINEMA

Canal Brasil mostra o diretor de documentário Selton Mello
Conhecido nacionalmente por seus trabalhos como ator no cinema e na TV, Selton Mello tem desenvolvido um trabalho pouco conhecido do grande público como diretor. Hoje, às 19h30, o Canal Brasil leva ao ar o segundo documentário dirigido por ele, "Brasil Cuba". A produção em vídeo, inédita, registra a participação brasileira no 23º Festival Internacional do Cinema Latino-Americano, realizado no final do ano passado em Havana. A obra tem 30 minutos de duração e conta com depoimentos de Carla Camurati, Laís Bodanzky, Luiz Fernando Carvalho e Fábio Assunção, entre outros.

MODA

DirecTV transmite Fashion Week com interatividade
A partir de hoje, às 17h30, o canal 605 da operadora DirecTV levará ao ar na íntegra os desfiles do Calendário Oficial da Moda Brasileira - São Paulo Fashion Week. A grande novidade da transmissão ficará por conta da participação dos telespectadores, que poderão escolher o melhor desfile de cada noite por meio do controle remoto. O evento será realizado no parque Ibirapuera, em São Paulo, e hoje subirão à passarela as coleções dos estilistas Mário Queiroz, Fause Haten, Alexandre Herchcovitch, Ricardo Almeida e da marca Ellus. Amália Rocha apresenta o programa, que trará entrevistas feitas por Laura Wie.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.