São Paulo, quarta-feira, 28 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"O Retorno do Rei" é indicado a 11 prêmios

DA REDAÇÃO

Praticamente desprezada nas edições anteriores do Oscar com suas duas primeiras partes, a trilogia "O Senhor dos Anéis" aparece como o maior nome do Oscar deste ano. "O Retorno do Rei", o epílogo da série, recebeu 11 indicações, incluindo filme, direção, roteiro adaptado e edição.
O concorrente mais próximo do épico é "Mestre dos Mares -O Lado Mais Distante do Mundo", de Peter Weir (que estréia no Brasil nesta sexta), indicado a dez prêmios (filme, direção, fotografia...). O longa se passa na costa brasileira.
Dos que concorrem como melhor filme, aparecem fortes o drama "Sobre Meninos e Lobos", de Clint Eastwood (com seis indicações) e o semi-independente "Encontros e Desencontros", de Sofia Coppola (indicado a quatro prêmios). O "azarão" é "Seabiscuit", de Gary Ross (sete indicações).
Entre os atores, Sean Penn ("Sobre Meninos e Lobos") e Bill Murray ("Encontros e Desencontros") são os favoritos; das atrizes, a disputa deve ficar entre Charlize Theron ("Monster", inédito por aqui) e Diane Keaton ("Alguém Tem que Ceder"); Keisha Castle-Hughes, 13, de "Encantadora de Baleias", também é candidata.
"Cold Mountain" foi a grande surpresa negativa. Recebeu sete indicações, mas ficou de fora nas categorias filme, direção e atriz (Nicole Kidman).


Texto Anterior: "Cidade de Deus" muda história do Brasil no Oscar
Próximo Texto: Oscar 2004: "Cidade de Deus" muda paradigma brasileiro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.