São Paulo, quarta-feira, 28 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Ana Ottoni/Folha Imagem
É ELA Com um DNA poderoso - ela é filha de Isabella Rossellini e neta de Ingrid Bergman -, Elettra Rossellini já está entre nós; ela, que resolveu ser modelo ano passado porque "é uma boa maneira de ganhar dinheiro", veio a São Paulo para desfilar na semana de moda que começa hoje

CIDADE DE DEUS

"Fernando não fez sozinho"

Co-diretora e uma das roteiristas de "Cidade de Deus", Kátia Lund recebeu com surpresa a notícia de que o filme concorreria a quatro Oscars. "Achava que não tinha chance", diz ela, que apesar de dividir o set com Fernando Meirelles não foi indicada ao prêmio de melhor diretor. Ela conversou com a coluna ontem de manhã.
 

Folha - Como você está recebendo a notícia?
Kátia Lund -
Acabei de saber, fiquei super surpresa. Não estava nem ligada no dia em que tudo ia ser anunciado. Achava que não tinha a menor chance, porque não fizemos nenhuma grande campanha.

Folha - Você vai à premiação, em Los Angeles?
Kátia -
Acho que vou, apesar de não ter sido indicada. Tenho crédito como co-diretora, mas o sindicato americano não reconhece este cargo. Por isso, não fui indicada também. E eu devia ter crédito no roteiro, mas não pedi. O que aconteceu é que o Fernando assumiu o filme sozinho.

Folha - Você se sente premiada?
Kátia -
Com certeza. Participei de tudo. Do roteiro, do elenco, da fotografia... "Cidade de Deus" é um produto do elenco. Sem o elenco [que foi "treinado" por Kátia], ele não é nada. Sei que a minha visão, a minha voz e o meu trabalho foram muito importantes na linguagem e no conceito do filme.

Folha - Você fica chateada por ter trabalhado em várias áreas do filme e não ter sido indicada a nada?
Kátia -
É difícil. É uma posição complicada, porque tenho que ficar explicando para todo mundo... Mas o mais importante é que eu sei que o Fernando não fez este filme sozinho. E ele sabe também. Já sofri, mas agora "tô" existencialista, não estou nem aí para isso. O Fernando é o dono do filme, pagou por ele.

Folha - Você e o Fernando continuam amigos?
Kátia -
Ainda não nos falamos porque ele está viajando. Sempre nos demos superbem. Só no lançamento do filme é que eu fiquei surpresa porque meu crédito foi deixado de lado. Mas tudo bem, não vivo para crédito nem para dinheiro. Meu negócio é outro.

DE OLHO
Denúncias contra maus tratos de animais no programa "Big Brother Brasil 4" não param de chegar à sede do Ipab (Instituto de Proteção aos Animais do Brasil). O presidente da entidade, Mauricio Esteves, pediu à Globo uma cópia da fita do programa em que uma mula fez parte da "decoração" de uma "festa nordestina" do programa. Sob som alto, o animal provou tudo o que lhe foi oferecido pelos participantes -não necessariamente alimentos que façam parte de sua dieta.

DISPUTADO
Chico Buarque foi procurado por três diretores. Todos interessados em levar o recém-lançado livro "Budapeste" para as telonas -como aconteceu com "Estorvo", que virou um filme de Ruy Guerra, e " Benjamin", de Monique Gardenberg, que ainda não estreou.

FUI
Rachou o consórcio de publicidade que atende a prefeitura de Marta Suplicy. Uma das três agências, a Makplan, pediu o boné. O motivo: a certeza de que o marqueteiro Duda Mendonça será o manda-chuva da campanha de Marta neste ano. "Já está claro que é ele que vai trabalhar na eleição, orientando o marketing político da prefeitura. Como esta é minha área, não tem sentido ficarmos", diz Marcelo Teixeira, da Makplan. Duda tem nos quadros de sua agência o marido da prefeita, Luis Favre.

LADO A LADO
José Sarney foi internado no hospital Sírio Libanês anteontem. O presidente do Senado se submeteu a um procedimento para dissolver pedras nos rins.

PATRIMÔNIO
O governo do Rio vai propor à Unesco que a capital do Estado seja considerada patrimônio cultural da humanidade.
 
A proposta será levada ao órgão pelo secretário de Cultura do Estado, Arnaldo Niskier.

bergamo@folhasp.com.br

COM CLEO GUIMARÃES E ALVARO LEME

CURTO-CIRCUITO

A Secretaria da Educação assina convênio hoje com a Net, que cederá duas horas da programação do canal 6 para programas de capacitação de professores.
O DJ e produtor britânico James Monro é o convidado de hoje nos pick-ups do Manga Rosa. A residente Roxy abre a pista, a partir das 23h30.
Os fotógrafos André Esquivel e Maurício Paiva abrem hoje a exposição "Em Caminho - Deslocamentos", no Espaço Paul Mitchell, no Na Mata Café, a partir das 20h.
O nadador Gustavo Borges e seus sócios Ross Saario, Daniel Lot, Leonardo Brettas e Nérope Bulgarelli inauguram hoje o bar Favela Moema, às 19h.


Texto Anterior: Repercussão
Próximo Texto: Cinema: Filme "Cidade de Deus" será relançado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.