São Paulo, quarta-feira, 28 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MODA

Obra de Flávio de Carvalho é destaque na entrada da SPFW

Minissaia de artista volta após 47 anos

CAMILA YAHN
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Em uma parceria com o MAC (Museu de Arte Contemporânea), a São Paulo Fashion Week vai apresentar algumas obras do artista multimídia e performer Flávio de Carvalho (1899-1973), conhecido por sua arte transgressora e à frente de sua geração.
Logo à porta da entrada, o público pode ver uma miniexposição de roupas criadas por Flávio de Carvalho, no piso térreo do prédio da Bienal. Somente os convidados do evento têm acesso à mostra.
A instalação conta com dois looks. O destaque é o "Traje Tropical New Look Masculino", peça unissex criada pelo arquiteto e artista em 1957, que consiste em blusa e minissaia, criados para ser o novo uniforme para o trabalhador brasileiro, e que poderia (e deveria, em sua opinião) ser usada por homens. Segundo o artista a roupa deveria ser adaptada pela sua compatibilidade com o clima quente do Brasil, além de facilitar a movimentação do corpo.
Vestindo sua própria obra, o artista transformou a criação em performance ao circular pelo Centro da cidade, numa época em que era a principal área comercial de São Paulo, ato que batizou de "Experiência Número 3". Na ocasião, sua idéia foi vista como transgressora, apesar de sua ousadia ter provocado um mal-estar geral, principalmente entre os homens. Sua performance também deixou nas pessoas uma sensação de emoções cruzadas, um mix de curiosidade, repulsa e fascínio. Além das roupas expostas, há fotos e vídeos feitos pelo artista.
Mais obras de Flávio de Carvalho estarão expostas no espaço do MAC dentro do prédio da Bienal, na mostra "São Paulo Plataforma 450", que reúne trabalhos de artistas concretistas como Haroldo de Campos, totalizando 95 obras provenientes do acervo do MAC, da Fundação Bienal, do Masp e do Instituto de Estudos Brasileiros. Há também peças de acervos particulares e do Palácio do Governo. A exposição tem curadoria de Elza Ajzenberg e fica aberta ao público entre os dias 28 de janeiro a 2 de maio.


SÃO PAULO PLATAFORMA 450.
Quando: de hoje a 2 de maio, das 13h às 19h durante a semana do SPFW; e das 10h às 19h. Onde: MAC Ibirapuera, (pq. Ibirapuera, portão 3, SP, tel. 0/xx/11/ 5573-9932). Quanto: entrada franca.



Texto Anterior: Moda: Poesia concreta ganha "passarela" de TVs na SPFW
Próximo Texto: Análise: "Da Cor do Pecado" evita inquietações
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.