São Paulo, quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica

Em "Os Outros" omissão "engana" o espectador

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

A primeira impressão que deixa "Os Outros" (TC Action, 23h45; classificação indicativa não informada) é bem positiva: o filme constrói muito habilmente uma atmosfera de suspense e mistério, em que a hipótese do fantástico é sempre lançada, mas nunca nos deixa absoluta certeza de que o filme vai caminhar nesse sentido.
A história diz respeito a Nicole Kidman, que vive com suas crianças numa enorme, solitária e soturna mansão. São crianças melancólicas, doentias. A própria mansão tem um quê doentio.
Tudo isso é marcante no filme de Alejandro Amenábar. O que deixa uma dúvida posterior são as surpresas que nos reserva o seu final. Não lhes falta coerência com o desenvolvimento anterior. Antes, são sua confirmação. No entanto, deixam a sensação de que fomos enganados, de que a sonegação de certos dados é mesmo o fundamento do filme. Seria mais aceitável numa narrativa escrita. Não invalida o filme, mas de algum modo o diminui.


Texto Anterior: Especial: Canal Brasil exibe curtas de animação
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.