UOL


São Paulo, sexta-feira, 28 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POPLOAD

Músicas que "lembram" outras

LÚCIO RIBEIRO
DA REPORTAGEM LOCAL

É cada vez maior o número de pessoas que, entendidas de linhas melódicas e tal, afirmam que é plágio lascado mesmo a música "Já Sei Namorar", dos nossos amigos Tribalistas. Supostamente xerocada de sucesso antigo do Sly & the Family Stone, teria copiado a estrutura melódica na qual Marisa Monte contribui cantando "tchururururu-ru".
Esta coluna, só para marcar posição, nem considera o caso tão plágio assim. Apenas uma "herança" em alguns casos. Mas, enfim. O negócio é que o bafafá motiva a lembrança de músicas do pop nacional que lembram outras -ou vice-versa.
O caso mais famoso é o que envolve o cantor Jorge Benjor, na época Ben, e Rod Stewart. Em 78, o britânico usou a "frase" "Tê-tetere-teretetê", da música "Taj Mahal", no refrão de "Do Ya Think I'm Sexy?" (Você me acha sexy?).
Jorge Ben já estava encaminhando um processo contra Stewart quando o roqueiro, com a música polêmica, chegou ao primeiro lugar do chart inglês. Mas aí Stewart cedeu os lucros da faixa ao Unicef e ficou por isso mesmo.
Tem o caso do plágio (assumido) do Legião Urbana para cima da letra do duo inglês Soft Cell.
"Take your hands off me/ I don't belong to you" (Tire suas mãos de mim/ Eu não pertenço a você), que Marc Almond canta na linda "Say Hello Wave Goodbye" (Diga olá acene um adeus). Renato Russo disse que "se inspirou" ali para tascar o "Tire suas mãos de mim/ Eu não pertenço a você", no começo de "Será". Russo confirmou ainda que o hit "Que País É Esse?" é parente próximo, também, de "I Don't Care" (Eu não me importo), dos Ramones.
E os casos de parentesco não param aí. Tem uma da bandaça Gang of Four que foi "homenageada" com categoria pelos Titãs, grupo de tantos letristas. O Gang of Four, talvez você saiba, voltou a ser bastante lembrado, recentemente, por ser embrião do movimento punk-funk que ferve NY.
A tal música "lembrada" pelos Titãs é a "Damaged Goods", cuja letra inclui as frases "Your kiss so sweet/ Your sweat so sour/ Sometimes I think I love you/ But I know it's only lust" (Seu beijo é tão doce/ Seu suor é tão azedo/ Às vezes acho que te amo/ Mas eu sei que é apenas desejo).
Tempos depois aparecem os Titãs com "Seu beijo é tão doce, seu suor é tão salgado... Às vezes acho que te amo, às vezes acho que é só sexo", em "Corações e Mentes".
O que o Camisa de Vênus, grande banda dos 80, "se inspirava" no The Clash era brincadeira. A melhor é "Meu Primo Zé", prima de "My Perfect Cousin" (Meu primo perfeito), do Undertones.

lucio@uol.com.br


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Atenção, Mouses: Novo CD do Blur já tem nome e músicas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.