São Paulo, terça-feira, 28 de fevereiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Globo vai à Justiça por Carnaval na internet

Divulgação/Globosat
TOP Carolyne Ferreira, apresentadora do "Zona Quente", no canal Sexy Hot, tira peça de roupa da estrela pornô Sunset Thomas, que esteve em SP na semana passada; a entrevista vai ao ar dia 11, às 22h

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

A Globo decidiu entrar na Justiça com ação contra o canal de TV do portal de internet Terra por suposta violação de seus direitos de imagens dos Carnavais do Rio de Janeiro e de São Paulo.
Para a Globo, o site do grupo Telefônica está veiculando vídeos das escolas de samba acima dos 3% a que tem direito por lei, para fins jornalísticos. Ontem, por exemplo, o vídeo do desfile da Beija-Flor na TV Terra durava 3 minutos. Segundo a Globo, o limite para desfiles do Rio, de 80 minutos, é 2min24s. Das escolas de SP, os vídeos chegavam a 3min04s (o limite é 1min57s).
A Globo informa que irá pedir na Justiça a execução de uma liminar de 2005. A liminar, da 18ª Vara Cível do Rio, proibiu o Terra de veicular mais de 3% dos desfiles (também de São Paulo), sob pena de multa diária de R$ 500 mil. Segundo a Globo, o portal está descumprindo a liminar desde o início deste mês. A emissora irá cobrar a multa de R$ 500 mil diários.
O Terra nega que esteja descumprindo a liminar. Carla Dazzi, diretora de comunicação, afirma que alguns vídeos têm três minutos porque há a inserção de vinhetas e de efeitos de câmera lenta. "O Terra continua cumprindo a liminar integralmente. E não filmamos os desfiles, só os bastidores."
Como detentora dos direitos do Carnaval, só a Globo pode gravar na passarela. Demais veículos, como o Terra, só podem gerar imagens da concentração e dispersão.

OUTRO CANAL

Ofensiva 1 As emissoras começaram a veicular no final de semana campanha por uma TV aberta "100% grátis". Assinada por todas as redes, a peça exalta os grandes eventos que elas transmitem de graça, como o Carnaval e a Copa do Mundo (ambos, da Globo).

Ofensiva 2 A campanha é um esforço pela TV digital. As redes temem que a eventual adoção do padrão europeu ou americano crie um novo modelo de televisão, com a entrada no negócio delas das poderosas telefônicas, que cobrariam por conteúdos audiovisuais distribuídos nas bandas de freqüências de UHF e VHF.

Flop 1 A Globo usou o Carnaval para fazer um teste de interatividade que oferecerá com a TV digital. Assinantes da Sky e da Net Digital puderam acessar, pelo controle remoto, informações como a ficha técnica das escolas e letras dos sambas, durante os desfiles.

Flop 2 No domingo, o recurso não funcionou com as primeiras escolas do Rio. A interatividade só apareceu na madrugada.

Ringue Cinegrafistas da Globo quase saíram no tapa com diretores da Salgueiro, domingo. A escola não os deixava circular na passarela entre suas alas. A Globo protestou: "A imagem fica comprometida", disse a âncora Maria Beltrão. Depois que a escola cedeu, e os cinegrafistas puderam trabalhar livremente. A Globo não falou mais nada. E diretores da escola brigaram entre si por causa da TV.


E-mail - dcastro@folhasp.com.br

Texto Anterior: José Simão
Próximo Texto: Programação
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.