São Paulo, quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

Daniel Castro - dcastro@folhasp.com.br

Divulgação/TV Cultura
LIMA DUARTE GRAVA NA CULTURA Lima Duarte grava debate na Cultura, sobre a obra de Guimarães Rosa, que antecederá a reexibição, em 12/4, do teleteatro "Corpo Fechado", que ele dirigiu em 1975

Cúpula da Cultura ameaça cortar jornais

O diretor de jornalismo da TV Cultura, Albino Castro, anunciou em reunião com editores da emissora, anteontem à noite, que a cúpula da TV pública paulista lhe encomendou um corte drástico na duração dos telejornais da casa, das cerca de três horas atuais para apenas 40 minutos diários. Castro também avisou que deverá haver demissões no setor.
A informação foi interpretada na Cultura como uma movimentação de Marcos Mendonça, presidente da Fundação Padre Anchieta (FPA), entidade mantenedora da emissora, para tentar se manter no cargo.
Mendonça já recebeu sinais do Palácio dos Bandeirantes de que o governador José Serra não o quer mais na presidência da FPA. Mendonça não está conseguindo sequer marcar encontro com o governador.
Ao encomendar o corte no jornalismo, Mendonça estaria pressionando Albino Castro a deixar o cargo e, assim, tentando agradar ao governador.
As eleições na FPA devem ocorrer em abril ou início de maio. A diretoria da fundação é eleita por um conselho independente. Mas, como o Estado de São Paulo é a principal fonte de financiamento da Cultura, dificilmente um presidente da instituição consegue se eleger, ou se manter no cargo, sem o apoio do governo estadual.
Procurado pela Folha, Albino Castro negou que esteja sendo pressionado a cortar os telejornais da Cultura.

NOVELA QUENTE "Páginas da Vida" deu 55 pontos no Ibope anteontem. É uma audiência gigantesca, mas nada excepcional para na última semana de novela das oito. "Páginas", que perdeu audiência em seus últimos meses, já tinha dado 56 pontos num capítulo de sua primeira fase.

ISSO É INCRÍVEL 1 O Ministério da Justiça reclassificou no "Diário Oficial" de ontem "As Quebradeiras", da MTV, como impróprio para menores de 16 anos, inadequado antes das 22h.

ISSO É INCRÍVEL 2 O "reality show", repleto de palavrões, havia sido classificado anteriormente como livre. O curioso é que o pedido de reclassificação partiu da própria MTV. O "normal" são as emissoras pedirem o contrário.

INSTANTÂNEO 1 O apresentador Amaury Jr., da Rede TV!, obteve na Justiça uma liminar que obriga a Editora Escala a deixar de publicar a revista "Flash" e suas "satélites", como a "Flash Casa". Em novembro, o jornalista rompeu com a editora, acusando-a de desvirtuar projeto editorial.

INSTANTÂNEO 2 A Editora Escala informa que desconhecia a existência da liminar até a tarde de ontem. Por isso, não se manifestou sobre a decisão. A empresa afirma que a marca "Flash" é dela.

ENIGMA A Band estréia em março o programa "É Verdade ou É Mentira?". Semanal e noturna, a atração apresentará histórias falsas como se fossem verdadeiras e outras aparentemente absurdas, mas que são reais.


Texto Anterior: José Simão: Ueba! Marta pro Ministério do Botox!
Próximo Texto: Programação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.