São Paulo, quarta-feira, 28 de março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Governo quer programa de funk só após as 21h

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Em despacho publicado anteontem no "Diário Oficial da União", o Ministério da Justiça classificou o programa "Funk Total", exibido há pouco mais de um mês pela Rede TV!, aos sábados, às 14h15, como impróprio para menores de 14 anos, inadequado para veiculação antes das 21h.
O motivo alegado pelo ministério foi "desvirtuamento dos valores éticos". O ministério afirma que tomou a iniciativa após receber denúncia do Ministério Público. A Band também tem um programa de funk aos sábados, às 13h, mas não foi denunciada.
A rigor, a Rede TV! não está obrigada a cumprir a classificação. Isso porque artigo da portaria 796, de setembro do ano passado, que instituiu a obrigatoriedade de cumprir a classificação indicativa do ministério, está sendo questionada na Justiça. Mas o não-cumprimento da classificação pode embasar o Ministério Público em eventuais ações contra a emissora.
A Justiça do Rio vem monitorando os programas de funk. Por isso, a Rede TV! decidiu reduzir os enquadramentos "ginecológicos" nas dançarinas. Até o fechamento desta edição, a emissora não havia se pronunciado sobre a classificação do "Funk Total".

OUTRO CANAL

Nova era 1
Vários artistas resolveram mudar a grafia de seus nomes nos últimos dias. Latino (Rede TV!) agora é Llatino. Netinho (Record) virou Netinho de Paula. Cazé Pecini (Globo) resolveu adotar o apelido Peçanha. E Ana Maria Braga virou Ana Marya.

Nova era 2
No caso de Ana Marya, a explicação é do além: na numerologia afro, o antigo nome era regido por Erê (espírito infantil) e não atrairia a energia de que ela precisava. Ana Marya então traria energia de Logum Edé (orixá da prosperidade). Parece que funciona: o "Mais Você" deu 9 pontos no Ibope ontem.

Tempo
Aguardada para esta semana, a decisão sobre o padrão de TV digital que será adotado no país foi adiada novamente.

Vitalício
Hebe Camargo renovou anteontem seu contrato com o SBT. Fica na emissora até 2004.

Comida
Claudete Troiano passou mal anteontem e deixou o "Note e Anote" 20 minutos antes do final. O motivo foi uma intoxicação alimentar. Não teve nada a ver com a decisão da Record de cortar uma das quatro horas do programa.

E-mail: daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Buemba! Hoje não tem coluna porque eu tô com dengue!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.