São Paulo, terça-feira, 28 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AVENTURA

Série reconstitui histórias de sobrevivência

MARCELO BARTOLOMEI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Quando o israelense Yossi Ghinsberg, 47, entrou na selva amazônica no início dos anos 80, ele e dois amigos de viagem procuravam apenas aventuras e novos conhecimentos. De lá, só dois -incluindo o protagonista da história- saíram vivos.
A tragédia está no primeiro episódio da série "Sobrevivi" ("I Shouldn't Be Alive"), estréia do Discovery Channel que rastreia pelo mundo histórias de sobreviventes de tragédias, divididas em nove capítulos de uma hora cada um. "A minha principal preocupação depois que eu saí de lá foi passar a história adiante, em benefício de outras pessoas, para que não acontecesse mais", disse à Folha Ghinsberg, autor de um livro e de um site para alertar viajantes dos perigos de uma aventura sem planejamento.
Os três estavam em La Paz (Bolívia) quando decidiram entrar na selva. Conheceram um falso guia, que mais tarde os abandonaria no meio da viagem. Sem rumo, eles enfrentaram animais, cruzaram rios e dormiram várias noites ao relento. "Eu percebi que estava em perigo alguns dias depois, quando achei que não encontraria mais o Kevin [um fotógrafo norte-americano que conhecera em La Paz] e comecei a pensar que iria morrer. Mas eu não sabia o quão forte poderia ser", afirmou.
O desespero inicial, no entanto, deu lugar a uma experiência de vida. Trauma? O sobrevivente nega, tanto que voltou ao mesmo local dez anos depois e pretende visitar novamente o Brasil nos próximos anos. "Eu fiquei esperando o trauma vir, mas ele não veio. Hoje, eu moro numa casa na floresta australiana, num parque nacional."
Apesar das histórias interessantes, o programa peca pelas reconstituições, dramatizadas por atores e entrecortadas por depoimentos. No episódio da Amazônia, por exemplo, erra ao mostrar um macaco nitidamente de pelúcia cair no colo dos aventureiros após ser atingido por um tiro disparado por um deles.


Sobrevivi
Quando:
hoje, às 21h, no Discovery Channel



Texto Anterior: Análise: Formato do festival se esgota em vitrine de saldos e retalhos
Próximo Texto: Resumo das Novelas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.