São Paulo, segunda-feira, 28 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Feininger imortaliza Nova York dos anos 40

Fotógrafo lança olhar saturado à cidade em imagens no Lasar Segall

Nascido em Paris e radicado em Nova York, ele foi um dos maiores nomes da fotografia que surgiram no século 20

SILAS MARTÍ
DE SÃO PAULO

É saturada a Nova York de Andreas Feininger. Seu olhar sobre a metrópole parece se fartar de prédios, pontes, emaranhados metálicos e o fulgor dos néons noturnos.
"Gosto de mostrar tudo como um conjunto: os carros, os sinais de trânsito, os edifícios", disse em entrevista o fotógrafo, filho do expressionista alemão Lyonel Feininger que imortalizou a Manhattan dos anos 40 em ensaios nas páginas da "Life".
Cenas da cidade que despontava então como espécie de protótipo agressivo da metrópole moderna estão agora em mais de 90 fotografias de Feininger reunidas numa mostra no Museu Lasar Segall, em São Paulo.
Agressivo, porque não parece haver brechas nem respiro. Suas composições são densos aglomerados de texturas pétreas, tijolos, estruturas de ferro atravessadas pela luz do sol, prédio sobre prédio e suas sombras maciças.
Tudo parece estar à sombra desses espaços monumentais, a cidade que traga seus indivíduos, extrai a força humana que se torna combustível de uma pujança metalizada, robusta e maquinal.
Desaparecem as personalidades e sobra só a potência anônima por trás do movimento urbano, dos imigrantes em barcos atracando na ilha aos motoristas que congestionam as pontes suspensas, os trilhos elevados que brilham sob um sol intenso.
É esse calor, um tanto artificial, que faz fritar as escadas de incêndio numa urgência viva, quadriculados chapados, e toda a vida da cidade que vara noite adentro.

ANDREAS FEININGER
QUANDO de ter. a sáb., das 14h às 19h; dom., das 14h às 18h; até 26/6
ONDE Museu Lasar Segall (r. Berta, 111, tel.0/xx/11/5574-7322)
QUANTO grátis



Texto Anterior: Notas do metal
Próximo Texto: Crítica/Artes Plásticas: Mostra evidencia o papel da mulher na vanguarda artística
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.