São Paulo, sábado, 28 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paulo Biscaia constrói uma caixa de horrores em "Peep"

ALVARO MACHADO
especial para a Folha

Fringe, a mostra paralela do Festival de Teatro de Curitiba, faz jus ao seu anunciado caráter experimental levando ao palco, hoje e amanhã, "Peep - Através dos Olhos de Um Serial Killer", a mais recente produção da companhia curitibana Vigor Mortis.
A peça tem texto e direção de Paulo Biscaia Filho, 28, com formação pela na Royal Holloway University de Londres. Inspirado na atmosfera da capital inglesa -sede do culto a Jack, o Estripador-, Biscaia compôs seu exercício de investigação sobre o lado "escuro" da psique humana: entre as falas de "serial killers" inseridas em "Peep", destacam-se depoimentos como o da assassina de crianças inglesa Myra Hindley.
Em seu trabalho, o diretor paranaense se aprofundou no gênero "grand guignol" de teatro, criado em Paris há 101 anos e sobre o qual defendeu tese de mestrado em 95.
"Peep", anunciada como "tentativa de renovação do gênero guignol", teve apresentações no final de 97 em Curitiba. Volta agora em espaço menor, o que deve favorecer os efeitos de luz e o cenário simples: uma espécie de caixa de "peep show" (que exibe show erótico ao vivo para cliente isolado por vidro).
Aqui, contudo, o striptease é "mental": são focalizadas as motivações dos assassinos seriais, figuras que atualmente geram até mesmo clubes de culto à sua personalidade.
"Um dos pratos mais indigestos da temporada", a crítica afirmou dubiamente sobre a peça, há três meses. Por outro lado, o dramaturgo e diretor foi apontado como "uma das apostas certeiras de renovação do palco brasileiro".
Outras informações sobre "Peep" e companhia Vigor Mortis, criada em 96, podem ser obtidas no bem desenhado e divertido site do grupo na Internet, que também fornece "e-bonus", ou seja, 50% de desconto sobre o preço do ingresso. O endereço é http://avalon.sul.com.br/guignol.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.