São Paulo, sexta-feira, 28 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA
Festival atraiu 455 mil em 1999
Nova Orleans homenageia o país

especial para a Folha

O New Orleans Jazz & Heritage Festival, maior e mais eclético evento do gênero nos EUA, vai homenagear o Brasil em sua 31ª edição, que começa hoje. Até o próximo dia 7, mais de 500 atrações musicais vão se apresentar em 12 palcos instalados no hipódromo de Nova Orleans.
No ano passado, em seus dois finais de semana, o festival atraiu 455 mil pessoas. Entre os destaques desta edição aparecem Lenny Kravitz, Sting, Erykah Badu, Diana Krall e McCoy Tyner (veja quadro nesta página).
Como vem fazendo nos últimos anos, o evento também enfoca a cultura de um país que tenha relação com a herança de Nova Orleans. Desta vez o escolhido é o Brasil, que será enfocado diariamente em debates, palestras, exposições e demonstrações de culinária típica.
Além disso, seis atrações musicais brasileiras apresentam-se em diversos palcos: o cantor Chico César, os instrumentistas Hermeto Pascoal e Carlos Malta (com a banda Pife Muderno), o grupo Cascabulho, o bloco afro Ilê Ayiê e o Maracatu Nação Pernambuco.
"Nossa intenção foi estender a festa dos 500 anos do Brasil aos EUA. O foco principal estará nos paralelos culturais entre Nova Orleans e Salvador", diz Jô Iazzetti, coordenadora cultural do festival, produzido anualmente por Quint Davis.
A programação reflete a diversidade musical de Nova Orleans. Cada um dos 12 palcos exibe um gênero diferente: jazz tradicional ou moderno, blues, gospel, pop-afro, R&B, funk, pop, cajun, zydeco e ritmos caribenhos.
Alguns shows do festival podem ser acompanhados pela Internet, com transmissão ao vivo da rádio pública local WWOZ FM (no site www.wwoz.org).
(CARLOS CALADO)


Texto Anterior: Artes plásticas: Portugal olha para o Brasil moderno
Próximo Texto: Gastronomia - Arthur Nestrovski: A alma das ruas cariocas em cor e sabor
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.