São Paulo, sexta-feira, 28 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PORTO ALEGRE

Gonçalves mostra os contornos da vida

da Agência Folha, em Porto Alegre

O artista plástico gaúcho Danúbio Gonçalves está apresentando desde a última quarta-feira, no Margs (Museu de Arte do Rio Grande do Sul), em Porto Alegre, uma exposição que vai além de comemorar seus 75 anos de vida e 50 anos de carreira.
Na retrospectiva da sua obra, com 30 pinturas (acrílicos e óleos) e 44 papéis (desenhos, xilogravuras, litografias e serigrafias), os contornos cuidadosos do artista mostram desde flagrantes sociais nas minas de carvão gaúchas até o mais puro erotismo.
Danúbio se autodefine por meio de algumas rápidas pinceladas verbais. "Meu trabalho acompanha a vida, eu vivo aquilo", diz ele, sobre a sua conduta. "O desenho é tudo", complementa, sobre a sua técnica.
Professor de artes plásticas durante anos em Porto Alegre, Danúbio diz não ter receitas prontas para um pintor, mas deixa claro que artista plástico deve dominar, sobretudo, a técnica do desenho.
Danúbio desenha mouros, dá vida a mulheres em prazer (como em "Afogado no Mar do Teu Nome"), apresenta cenas alusivas ao sexo ("Qualquer Semelhança Não É Mera Coincidência"), mostra o ato sexual sem qualquer pudor ("Amantes", "Amorosa" e "O Sonho Acabou"), faz colagens em aquarela ("O Teu Sorriso me Renova"), mostra paisagens inusitadas ("Paisagem Flutuante") e até dá um toque de humor às artes plásticas ("Obviamente Cão").
A mostra, com entrada franca, fica até 28 de maio no Margs (Praça da Alfândega), de terça-feira a domingo, das 10h às 19h.
(LG)


Texto Anterior: Jóia: MST apresenta peça em assentamento
Próximo Texto: Fotografia: Salvatore retorna com suas imagens ao Clube Bandeirante
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.