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ÚLTIMA MODA
Mestiçagem MUNDIAL
Para presidente da Federação Francesa de Costura, Didier Grumbach, futuro
da moda é a internacionalização
Por detrás dos desfiles de Paris, está um dos nomes
mais importantes da moda,
o francês Didier Grumbach, presidente da Federação
Francesa de Costura, do Prêt-à-Porter e dos Criadores de Moda.
Nesta semana, Grumbach esteve no Brasil para participar do
seminário Fashion Marketing
2006, organizado pela consultora e jornalista Gloria Kalil.
No final de sua palestra, ele
conversou com a Folha sobre a
moda no Brasil e no mundo. "A
moda brasileira ou francesa não
existem mais. O que interessa
agora é a mestiçagem, o internacional, não o folclore", disse.
Folha - Em sua palestra, o sr. citou
as artes e o design brasileiros. A
moda do país chama tanto a atenção no exterior quanto estas duas
outras atividades?
Didier Grumbach - Se há um florescimento nas artes e no design,
com nomes como Ernesto Neto e
os irmãos Campana, ele deve
ocorrer também na moda. Não sei
quem são estes criadores brasileiros da moda. Estou certo, porém,
de que eles existem, ainda que no
Brasil, como nos EUA, a indústria
não dê tanta liberdade a eles.
Aqui, o mercado não é suficiente
para que o criador de moda possa
se exprimir completamente.
Folha - O que é importante para
um criador de moda hoje?
Grumbach - É preciso que ele entre no mercado internacional, que
ele ocupe posições mundiais o
mais rapidamente possível. E que
os fabricantes, também, escolham
internacionalizar as suas marcas.
Quando um criador desconhecido vende para distribuidores
muito "connaisseurs", como as
grandes redes americanas ou as
butiques japonesas, isso significa
que ele é bom, que consegue trazer para estes mercados algo que
eles não têm. A moda francesa ou
brasileira não existem mais. Hoje
o que interessa é a mestiçagem, o
internacional, não o folclore.
Folha - Mas o que deve fazer um
jovem criador que encontra uma
economia e um mercado adversos?
Grumbach - A moda é um trabalho coletivo. Há dez "métiers" ou
mais no seu interior. Antes mesmo de ter dinheiro, é preciso ter
uma equipe de parceiros competentes e talento para dinamizar essa equipe. Criadores são naturalmente megalômanos. É preciso
que eles sejam, pois não há criadores modestos. Mas é preciso
igualmente saber valorizar os parceiros. Um criador sem a companhia de um administrador não
tem nenhum interesse. Se se tem
uma equipe de confiança, sempre
se encontra o dinheiro. A associação entre competência e financiamento é absolutamente essencial.
Todas as marcas célebres da França foram na origem, sem exceção,
erguidas por criadores de vanguarda, começando por Chanel.
Eram pequenas casas muito criativas e ao mesmo tempo com
muito boa performance comercial. Temos tendência a distribuir
ajuda em todas as direções, mas o
que é preciso é que o Estado brasileiro, ou francês, invista nos que já
estão ganhando, do ponto de vista
internacional.
Karim Rashid abre loja no Brasil
O designer industrial Karim
Rashid, considerado um dos
maiores do mundo, vai abrir uma
loja em São Paulo. "Será inaugurada provavelmente em setembro", disse ele à Folha, durante o
Seminário Fashion Marketing.
Ainda neste ano, uma exposição
de seus trabalhos será feita em São
Paulo, com curadoria de Albrecht
Bangert, que também esteve na
cidade, conferindo locais para o
evento -e parece ter simpatizado com o MuBE (Museu Brasileiro de Escultura), projetado por
Paulo Mendes da Rocha.
Rashid, que nasceu no Egito, se
considera um design global. E é
mesmo. São dele as modernas
embalagens dos cosméticos da
Prada e o frasco de Summer, perfume da marca Kenzo, entre outros milhares de trabalhos -desde lixeiras de plástico até hotéis.
Para Rashid, o design está fadado a ser mais democrático. "O design do futuro é o que chamo de
designocracia. São produtos que
reúnem alta performance, acessibilidade e estímulos sensoriais",
afirmou em conversa com o jornal. Ele não se incomoda com a
lentidão com que os consumidores assimilam as ousadias propostas pelos designers. "Acho que a
tendência é uma evolução rápida
por parte das pessoas. Cada vez
mais elas têm a percepção das
modificações que ocorrem no
mundo. O que tento fazer é provocá-las, a fim de adiantar a mudança", afirma o francês.
Colaborou CAMILA YAHN
"Diabo" estréia em junho
Fashionistas ansiosos para
ver as peripécias da rainha má
da moda em "O Diabo Veste
Prada" já podem reservar suas
passagens para Nova York. A
première do filme mais aguardado pelo mundo da moda
será em 30 de junho nos EUA.
Novas fotos da produção, estrelada por Meryl Streep e Anne Hathaway, foram divulgadas no Brasil, onde o filme só
estréia em 22 de setembro.
"O Diabo Veste Prada" é
uma adaptação do livro de
Lauren Weisberger, ex-assistente de Anna Wintour, a chefona da "Vogue" americana.
A personagem de Meryl, uma
editora de moda cruel e prepotente, foi inspirada em
Wintour. Vade retro!
Espanha contra a anorexia
A anorexia, um dos
maiores fantasmas da moda, ganhou espaço na pauta
dos governantes espanhóis.
A ministra da Saúde do país
convocou empresários
-entre eles, de grandes redes como a Zara e a Mango- para uma série de reuniões sobre o assunto. Os
encontros são parte de uma
campanha do governo para
aumentar a numeração das
roupas vendidas no país e
desencorajar a presença de
modelos muito magras em
publicidades.
O número de casos de
anorexia e bulimia na Espanha já passa de 1 milhão. O
problema teria chegado à
família real, atingindo a
princesa Letizia Ortiz, mulher do herdeiro da coroa,
Felipe de Borbón.
A anorexia também foi
recentemente alvo de um
artigo-manifesto da escritora J.K. Rowling, autora de
"Harry Potter", divulgado
em seu site, em que ela criticou a obsessão da moda por
supermagrelas.
ALEXANDRE SAN
O estilista Alexandre Herchcovitch terá uma loja com seu nome
em Tóquio, a ser inaugurada em
meados de 2007. "Não fui eu
quem decidiu abrir esse espaço,
foram os japoneses que me escolheram", conta o estilista. O convite partiu do grupo japonês HP
France, que será proprietário da
loja. O arquiteto Arthur Casas,
que desenhou os espaços brasileiros do estilista, deverá criar o projeto japonês, no bairro hype de
Aoyama, onde já estão outras grifes de vanguarda, como a Comme des Garçons. Atualmente,
50% das vendas mundiais de
Herchcovitch vão para o Japão.
SLIMANE SALVA
Apesar de estar cada
vez mais bitolado nos ensinamentos da cientologia, Tom Cruise ganhou
um momento megafa-
shion nas páginas da revista "GQ", vestindo belos ternos da Dior
Homme, assinados por
Hedi Slimane. Em "Missão: Impossível 3", que
estréia no dia 5 de maio,
as roupas do bonitão foram desenhadas por Coleen Atwood, Oscar de
melhor figurino por "Memórias de uma Gueixa".
AGENDA
É A GLÓRIA! - Turco Loco, da
Cavalera, e André Hidalgo, da Casa de Criadores, inauguram seu
novo projeto off-moda no dia 3/5.
Trata-se do clube Glória (r. 13 de
Maio, 830), casa noturna em pleno Bixiga que promete virar reduto fashion. A festa de abertura
é só para convidados.
BOMBOM - Na próxima quinta-feira, a Clube Chocolate abre a
sua nova loja, no shopping Iguatemi. O diferencial será o foco nas
grifes nacionais, entre elas, Isabela Capeto e Zigfreda.
ALCINO LEITE, com Viviane Whiteman - ultima.moda@folha.com.br
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