São Paulo, sexta-feira, 28 de abril de 2006

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ÚLTIMA MODA

Mestiçagem MUNDIAL

Para presidente da Federação Francesa de Costura, Didier Grumbach, futuro da moda é a internacionalização

Por detrás dos desfiles de Paris, está um dos nomes mais importantes da moda, o francês Didier Grumbach, presidente da Federação Francesa de Costura, do Prêt-à-Porter e dos Criadores de Moda. Nesta semana, Grumbach esteve no Brasil para participar do seminário Fashion Marketing 2006, organizado pela consultora e jornalista Gloria Kalil.
No final de sua palestra, ele conversou com a Folha sobre a moda no Brasil e no mundo. "A moda brasileira ou francesa não existem mais. O que interessa agora é a mestiçagem, o internacional, não o folclore", disse.

 

Folha - Em sua palestra, o sr. citou as artes e o design brasileiros. A moda do país chama tanto a atenção no exterior quanto estas duas outras atividades?
Didier Grumbach -
Se há um florescimento nas artes e no design, com nomes como Ernesto Neto e os irmãos Campana, ele deve ocorrer também na moda. Não sei quem são estes criadores brasileiros da moda. Estou certo, porém, de que eles existem, ainda que no Brasil, como nos EUA, a indústria não dê tanta liberdade a eles. Aqui, o mercado não é suficiente para que o criador de moda possa se exprimir completamente.

Folha - O que é importante para um criador de moda hoje?
Grumbach -
É preciso que ele entre no mercado internacional, que ele ocupe posições mundiais o mais rapidamente possível. E que os fabricantes, também, escolham internacionalizar as suas marcas. Quando um criador desconhecido vende para distribuidores muito "connaisseurs", como as grandes redes americanas ou as butiques japonesas, isso significa que ele é bom, que consegue trazer para estes mercados algo que eles não têm. A moda francesa ou brasileira não existem mais. Hoje o que interessa é a mestiçagem, o internacional, não o folclore.

Folha - Mas o que deve fazer um jovem criador que encontra uma economia e um mercado adversos?
Grumbach -
A moda é um trabalho coletivo. Há dez "métiers" ou mais no seu interior. Antes mesmo de ter dinheiro, é preciso ter uma equipe de parceiros competentes e talento para dinamizar essa equipe. Criadores são naturalmente megalômanos. É preciso que eles sejam, pois não há criadores modestos. Mas é preciso igualmente saber valorizar os parceiros. Um criador sem a companhia de um administrador não tem nenhum interesse. Se se tem uma equipe de confiança, sempre se encontra o dinheiro. A associação entre competência e financiamento é absolutamente essencial. Todas as marcas célebres da França foram na origem, sem exceção, erguidas por criadores de vanguarda, começando por Chanel. Eram pequenas casas muito criativas e ao mesmo tempo com muito boa performance comercial. Temos tendência a distribuir ajuda em todas as direções, mas o que é preciso é que o Estado brasileiro, ou francês, invista nos que já estão ganhando, do ponto de vista internacional.

Karim Rashid abre loja no Brasil

O designer industrial Karim Rashid, considerado um dos maiores do mundo, vai abrir uma loja em São Paulo. "Será inaugurada provavelmente em setembro", disse ele à Folha, durante o Seminário Fashion Marketing. Ainda neste ano, uma exposição de seus trabalhos será feita em São Paulo, com curadoria de Albrecht Bangert, que também esteve na cidade, conferindo locais para o evento -e parece ter simpatizado com o MuBE (Museu Brasileiro de Escultura), projetado por Paulo Mendes da Rocha. Rashid, que nasceu no Egito, se considera um design global. E é mesmo. São dele as modernas embalagens dos cosméticos da Prada e o frasco de Summer, perfume da marca Kenzo, entre outros milhares de trabalhos -desde lixeiras de plástico até hotéis. Para Rashid, o design está fadado a ser mais democrático. "O design do futuro é o que chamo de designocracia. São produtos que reúnem alta performance, acessibilidade e estímulos sensoriais", afirmou em conversa com o jornal. Ele não se incomoda com a lentidão com que os consumidores assimilam as ousadias propostas pelos designers. "Acho que a tendência é uma evolução rápida por parte das pessoas. Cada vez mais elas têm a percepção das modificações que ocorrem no mundo. O que tento fazer é provocá-las, a fim de adiantar a mudança", afirma o francês.
Colaborou CAMILA YAHN

"Diabo" estréia em junho

Fashionistas ansiosos para ver as peripécias da rainha má da moda em "O Diabo Veste Prada" já podem reservar suas passagens para Nova York. A première do filme mais aguardado pelo mundo da moda será em 30 de junho nos EUA. Novas fotos da produção, estrelada por Meryl Streep e Anne Hathaway, foram divulgadas no Brasil, onde o filme só estréia em 22 de setembro.
"O Diabo Veste Prada" é uma adaptação do livro de Lauren Weisberger, ex-assistente de Anna Wintour, a chefona da "Vogue" americana. A personagem de Meryl, uma editora de moda cruel e prepotente, foi inspirada em Wintour. Vade retro!

Espanha contra a anorexia

A anorexia, um dos maiores fantasmas da moda, ganhou espaço na pauta dos governantes espanhóis. A ministra da Saúde do país convocou empresários -entre eles, de grandes redes como a Zara e a Mango- para uma série de reuniões sobre o assunto. Os encontros são parte de uma campanha do governo para aumentar a numeração das roupas vendidas no país e desencorajar a presença de modelos muito magras em publicidades.
O número de casos de anorexia e bulimia na Espanha já passa de 1 milhão. O problema teria chegado à família real, atingindo a princesa Letizia Ortiz, mulher do herdeiro da coroa, Felipe de Borbón.
A anorexia também foi recentemente alvo de um artigo-manifesto da escritora J.K. Rowling, autora de "Harry Potter", divulgado em seu site, em que ela criticou a obsessão da moda por supermagrelas.

ALEXANDRE SAN
O estilista Alexandre Herchcovitch terá uma loja com seu nome em Tóquio, a ser inaugurada em meados de 2007. "Não fui eu quem decidiu abrir esse espaço, foram os japoneses que me escolheram", conta o estilista. O convite partiu do grupo japonês HP France, que será proprietário da loja. O arquiteto Arthur Casas, que desenhou os espaços brasileiros do estilista, deverá criar o projeto japonês, no bairro hype de Aoyama, onde já estão outras grifes de vanguarda, como a Comme des Garçons. Atualmente, 50% das vendas mundiais de Herchcovitch vão para o Japão.

SLIMANE SALVA
Apesar de estar cada vez mais bitolado nos ensinamentos da cientologia, Tom Cruise ganhou um momento megafa- shion nas páginas da revista "GQ", vestindo belos ternos da Dior Homme, assinados por Hedi Slimane. Em "Missão: Impossível 3", que estréia no dia 5 de maio, as roupas do bonitão foram desenhadas por Coleen Atwood, Oscar de melhor figurino por "Memórias de uma Gueixa".

AGENDA

É A GLÓRIA! - Turco Loco, da Cavalera, e André Hidalgo, da Casa de Criadores, inauguram seu novo projeto off-moda no dia 3/5. Trata-se do clube Glória (r. 13 de Maio, 830), casa noturna em pleno Bixiga que promete virar reduto fashion. A festa de abertura é só para convidados.

BOMBOM - Na próxima quinta-feira, a Clube Chocolate abre a sua nova loja, no shopping Iguatemi. O diferencial será o foco nas grifes nacionais, entre elas, Isabela Capeto e Zigfreda.


ALCINO LEITE, com Viviane Whiteman - ultima.moda@folha.com.br

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