São Paulo, segunda-feira, 28 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

Daniel Castro -dcastro@folhasp.com.br




Programa da Record maquia safári africano

A edição do "Câmera Record" do último dia 18 induziu o telespectador a acreditar que estava vendo imagens de ataques de leões capturadas pela própria emissora na África. Eram imagens de arquivo.
No programa, que é uma cópia do "Globo Repórter", um repórter fez um safári turístico em um parque da Tanzânia.
Nesses safáris, raramente se consegue ver uma caça. Mas o programa mostrou leões atacando girafas, comendo zebras e até copulando -o que a BBC leva anos para captar. Animais difíceis de filmar, como guepardos, também apareceram.
Essas imagens eram quase todas de arquivo. Isso era perceptível até pela diferença de textura do material. Mas em nenhum momento o programa avisou ao telespectador que ele via imagens velhas. Nem nos créditos finais. Houve apenas uma passagem em que uma imagem foi atribuída a "um viajante". E uma legenda rápida creditando "imagens e produção" à Baboon Filmes, produtora brasileira que oferece em seu site um banco de imagens de "mais de 50 viagens e expedições no Brasil e no exterior".
A Record admite que usou imagens de arquivo, "mas apenas algumas". Argumenta que isso "faz parte da linguagem da TV", porque era necessário ilustrar "como é a alimentação dos leões". Afirma que "o repórter não disse que essas imagens eram de sua equipe" e sustenta que captou cenas de caça.

JURADOS 1
A cantora Marina Lima, o compositor Michael Sullivan e o empresário musical Luís Calainho são fortes candidatos a comporem o corpo de jurados do reality show "Ídolos", que a Record começa a gravar nesta quinta, em Porto Alegre.

JURADOS 2
Sullivan é co-responsável por boa parte do que de pior foi gravado no Brasil nas últimas décadas, principalmente na de 80, incluindo a atual -de Xuxa a banda Calypso. Calainho foi namorado de Angélica.

NOVO CIRCO
O "Circo dos Famosos" volta ao "Domingão do Faustão" no segundo semestre com mudanças. A cada domingo, três artistas diferentes disputarão uma modalidade circense. O vencedor irá para a final.

CHUVA SECA
O aplique de cabelo de Suzana Vieira é à prova de chuva. No capítulo de "Duas Caras" da última quinta, sua Branca tomou chuva (fraca, diga-se), mas seus cabelos continuaram intactos.

ACERTO
Pelo menos uma das mudanças feitas por Silvio Santos na programação do SBT deu certo. A vespertina sessão de filmes "Cinema em Casa", exibida na faixa antes ocupada por "Charme" e "Fantasia", dobrou a audiência da emissora no horário. Tem dado médias de seis pontos. Sua audiência é masculina, de 12 a 17 anos e da classe C.

QUANTO AMOR
De passagem pelo Brasil, o cantor Bryan Adams gravou o programa "É o Amor" (Band). Deu entrevista e mini-show a casal de fãs. Vai ao ar amanhã.


Texto Anterior: Filmes
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.