UOL


São Paulo, quarta-feira, 28 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SBT já investiu R$ 4 milhões em projeto

DA REDAÇÃO

A criação de um instituto de medição de audiência é projeto antigo de Silvio Santos, dono do SBT, que sempre questionou o desempenho de sua rede (e o da rival Globo) nos relatórios do Ibope.
Na década de 90, Silvio Santos chegou a formar parceria com a Nielsen, que mede audiência de TV nos Estados Unidos. A emissora injetou dinheiro no instituto, mas o negócio não avançou. A Nielsen acabou se associando ao Ibope, em 98. A Folha apurou que a associação incluiu um acordo de não-agressão. A Nielsen não tenta entrar no mercado do Ibope na América Latina. O Ibope não entra nos EUA.
O Datanexus começou a nascer no final dos anos 90, após o fracasso do acordo com a Nielsen. Foi viabilizado por Alfonso Aurin, superintendente de tecnologia do SBT. Aurin desenvolveu a tecnologia de medição de audiência usada pelo instituto, um aparelho que substitui o controle remoto e envia informações para uma central de processamento via telefonia celular.
Inicialmente, o aparelho (informalmente chamado de alfonsímetro) ganhou o nome oficial de Adviser.
No segundo semestre do ano passado, na tentativa de dar credibilidade à medição, o SBT contratou a empresa Geopolitics, do cientista social Carlos Novaes. Transferiu à empresa a tecnologia e recursos suficientes para a implantação do serviço. O SBT já investiu cerca de R$ 4 milhões no negócio.
Em outubro, Novaes passou a implantar o medidor partindo de 10 mil entrevistas, das quais foram selecionados os 232 domicílios que compõem a mostra.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: "SBT é que tem de explicar diferença"
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.