UOL


São Paulo, quarta-feira, 28 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOTOGRAFIA

Personagens de Ritts passeiam com glamour

EDER CHIODETTO
EDITOR DE FOTOGRAFIA

O fotógrafo das celebridades hollywoodianas Herb Ritts, morto aos 50 anos de idade em dezembro do ano passado, tem sua obra revista no documentário "Herb Ritts em Roma".
Durante os 25 minutos que dura o programa, o telespectador passeia por uma grande exposição retrospectiva de Ritts realizada na cidade italiana, enquanto a curadora Alessandra Mauro arrisca alguns comentários críticos sobre a obra.
Nascido, criado e estabelecido em Los Angeles, Ritts tornou-se o fotógrafo preferido das melhores e mais influentes agências de modelos, produtores de moda e artistas da indústria de entretenimento americana.
Ritts imperou desde o início dos anos 80 em publicações estrangeiras como "Vanity Fair", "Vogue", "Harper's Bazaar" e "Elle", tornando-se referência para fotógrafos que se dedicam ao retrato mundo afora.
Fotografando invariavelmente em preto-e-branco, com iluminação de estúdio ou natural, Ritts fazia do glamour e da sensualidade seus aliados na busca de retratos que marcaram época, como a série de fotos da cantora Madonna, das atrizes Anjelica Houston e Michelle Pfeiffer, além do inesquecível retrato da modelo etíope Alek Wek feito para o calendário Pirelli de 1999.
Ao exibir este último retrato, a curadora da mostra italiana ressalta a capacidade do fotógrafo em conseguir imagens emblemáticas dos seus personagens.
Durante o passeio pela exposição na sede da Fundação Cartier em Roma, o telespectador pode ver imagens de alguns livros de Ritts, como "Men/Women" (1989), no qual ele retrata a beleza e a sensualidade de ambos os sexos, e "Duo" (1991), onde sua homossexualidade extravasa em retratos de casais gays.
"Notorious" (1992) traz imagens das celebridades do cinema e das artes em geral, e "Africa" (1994), o trabalho mais diverso, é fruto de viagens ao continente africano.


Herb Ritts em Roma   
Direção: Francesco Maria Lotti
Quando: hoje, às 11h30, no Eurochannel



Texto Anterior: Audiovisual: Cinema do Mercosul invade SC
Próximo Texto: Marcelo Coelho: À procura do inimigo
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.