São Paulo, segunda-feira, 28 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

Daniel Castro dcastro@folhasp.com.br




A nova rede pública que o governo Lula colocará no ar até o final do ano deverá se chamar TV Brasil. Esse é o "nome de trabalho" do novo canal, como os profissionais envolvidos no projeto se referem a ele. Ainda não foi registrado, não é oficial.
A "TV Brasil" deverá ter um mesmo número de canal analógico e um outro digital em todas as capitais do país (menos Brasília e Rio). Esses canais ficarão entre o 60 e o 69, faixa que ainda precisa ser oficializada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
A Folha apurou também que a programação própria deverá ser gerada de Brasília, Rio e São Paulo. Mas a "TV Brasil" já iniciou negociações para "integrar" programações de TVs públicas de todos os Estados. É possível, por exemplo, que a nova rede retransmita o "Roda Viva", da TV Cultura (SP).
Já está definido que a "TV Brasil" fundirá as estruturas da TVE do Rio (emissora pública do governo federal) e da Radiobrás (estatal de notícias que possui a TV Nacional, de Brasília, e o canal NBR). Assim, a nova rede ocupará os atuais canais de TVE, no Rio, e da TV Nacional, no DF. Boa parte da programação das duas emissoras será mantida, inicialmente.
Na última sexta, o ministro Franklin Martins (Comunicação Social), responsável pela gestão da "TV Brasil", apresentou ao presidente um relatório de mais de 30 páginas sobre o andamento do projeto.

BOLADA 1 Nem Corinthians nem Flamengo. Os clubes que terão mais jogos do Campeonato Brasileiro transmitidos pela Globo em junho serão Palmeiras, Santos e o América-RN, novato na Série A, cada um com três partidas. Corinthians e Flamengo, que no conjunto do campeonato costumam ser os campeões de transmissões, só terão dois jogos na Globo.

BOLADA 2 O Santos, por estar na Libertadores, terá pelo menos quatro jogos na TV no mês que vem. Se for à final, serão seis.

BOLADA 3 A Globo está transmitindo três jogos simultaneamente por rodada do Brasileiro_normalmente, é um para São Paulo, outro para o Rio e o terceiro para outras regiões do país.

MILHO A revista "SuperNanny", derivada do programa do SBT, está fazendo uma promoção em que o ganhador receberá uma visita da "superbabá" Cris Poli (o terror das pestinhas) em casa. Isso é prêmio ou castigo?

CARIMBO 1 O Ministério da Justiça enviou às redes de TV um convite para que elas façam "visitas técnicas" ao departamento de classificação indicativa, em Brasília, "visando dirimir eventuais dúvidas e dificuldades na plena aplicação da portaria 264", que institui a nova classificação indicativa, cujos principais pontos estão suspensos.

CARIMBO 2 O governo quer impedir que as emissoras venham a alegar que não tiveram oportunidade de conhecer os procedimentos.

Texto Anterior: Filmes
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.