São Paulo, Sexta-feira, 28 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOTOGRAFIA
Austero revê a Campinas dos anos 10

ANA MARIA GUARIGLIA
free-lance para a Folha

Entre os fotógrafos do início do século que deixaram marcadas suas impressões visuais, como Lartigue (1894-1986), de Paris, e Valério Vieira (1862-1942), de São Paulo, o 4º Mês Internacional da Fotografia homenageia Austero Penteado, pioneiro da fotografia em Campinas (99 km de São Paulo).
Penteado (1859-1949) não fez da técnica sua sobrevivência, usou-a apenas como forma artística.
Amador e aficionado, nos primeiros anos do século registrou cenas do seu cotidiano, a vida na fazenda e as paisagens.
Entre as fotos, álbuns, negativos em vidro e embalagens e cadernos de notas que o Museu Lasar Segall expõe estão imagens há muito desaparecidas de nossos olhos. Elas redescobrem o bucolismo da Mata Atlântica, paisagens rurais e retratos de família.
São cenas que faziam parte do universo visual de Penteado, contemporâneo do químico Hércules Florence (1804-1879), que inventou a fotografia no Brasil, sete anos antes do processo ser anunciado em Paris, em 1840.
É possível que Penteado mantivesse contato com Florence, que também residia em Campinas. Penteado possuía um laboratório em sua casa e experimentou várias fórmulas para revelar suas fotos.
E as experiências foram anotadas em cadernos, incluindo as técnicas para colorir chapas de vidro.
O fotógrafo participou do Club Photographico e da revista "Photographica", que veiculava notícias e novidades fotográficas.
Há muito a ver nessa exposição. A imponência dos trabalhos de Penteado é dos exemplos de como a fotografia foi cultivada no país durante a Belle Époque, quando sua câmera, num momento fugaz, imobilizou para sempre.

Exposição: Austero Penteado: Um Pioneiro da Fotografia em Campinas Quando: hoje, às 14h; ter. a sáb., das 14h às 19h; dom., das 14h às 18h; até 1/8 Onde: Museu Lasar Segall (r. Berta, 111, Vila Mariana, tel. 011/574-7322) Quanto: entrada franca


Texto Anterior: Diretor Kevin Smith fere "Dogma'
Próximo Texto: Flor Garduño faz seu testemunho do tempo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.