São Paulo, Sexta-feira, 28 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sociedade autoritária

JAIME SPITZCOVSKY
Editor de Mundo

""Barril de Pólvora" engrossa a lista das tentativas de explicar o secular fenômeno da violência balcânica. Explora uma noite em Belgrado, costurando histórias violentas, pródigas em crueldade.
Por meio de episódios do cotidiano, Goran Paskaljevic parece sugerir que o atual esforço de guerra sérvio em Kosovo conta com uma retaguarda importante: uma sociedade marcada por um autoritarismo que permeia seu sistema político e suas relações humanas.
Em ""Barril de Pólvora", a referência a Kosovo é quase imediata. Aparece logo no começo do filme, com um noticiário local mencionando o ditador Slobodan Milosevic e suas iniciativas para manter, sob controle sérvio (a principal etnia da Iugoslávia), uma Província na qual a maioria dos habitantes é de origem albanesa.
Além de evidenciar o autoritarismo balcânico com a fórmula ""violência e noite", o filme mostra ainda outras características típicas em sociedades eslavas pós-comunismo. Joga luz sobre a religiosidade e o misticismo que ocuparam o vácuo ideológico provocado pela falência do comunismo.
O filme enfoca ainda o fatalismo de gerações que atravessaram décadas sob a tutela de regimes modelados pelo autoritarismo de inspiração soviética.
Numa cena de ""Barril de Pólvora", os passageiros esperam, resignados, o motorista de ônibus que passa mais de 15 minutos no ponto final tomando café. Ninguém esboça uma reação até que um jovem assume o volante e ""furta" o carro, para iniciar um périplo marcado, naturalmente, por muita violência.
Os Bálcãs, considerado um histórico barril de pólvora da Europa devido a seus diversos conflitos étnicos, tem outros representantes no filme do sérvio Paskaljevic. O roteiro, por exemplo, é de um macedônio. E a produção reuniu ainda gregos, turcos e franceses.


Texto Anterior: 'Barril de Pólvora' recolhe alma em pedaços do povo iugoslavo
Próximo Texto: Filme de Paskaljevic contém a violência que justifica guerra
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.