São Paulo, terça-feira, 28 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

DANIEL CASTRO - daniel.castro@grupofolha.com.br

Em sigilo, Globo testa novos programas jornalísticos

A Globo está produzindo e testando novos formatos jornalísticos. Alguns projetos são tão sigilosos que os profissionais envolvidos só têm acesso aos roteiros e textos na hora da gravação. O objetivo é evitar ser copiada pela concorrência.
Esse é o caso de um novo produto, em gestação em São Paulo, que envolve a jornalista Carla Vilhena, apresentadora do "SP TV 1ª Edição". O formato, que seria uma nova versão do "TV Mulher", já foi testado com repórteres experientes e com novatos, do "Profissão Repórter". Acredita-se que poderá virar um programa independente, matinal e voltado para mulheres, ou quadro do "SP TV".
Também sigilosos são os "Projeto Mar" e "Projeto Brasileiros". O primeiro é uma mistura de "Globo Repórter" com "Profissão Repórter". Mostrará os bastidores de grandes reportagens feitas na costa brasileira. Há três meses, os repórteres Ernesto Paglia e Mariana Ferrão se dedicam exclusivamente a ele. Os profissionais foram escolhidos, entre outras razões, porque sabem mergulhar.
O "Projeto Mar" foi uma encomenda de Carlos Henrique Schroder, diretor-geral de jornalismo e esportes. Já foram gravados seis programas.
Já o "Projeto Brasileiros" conta, por enquanto, com os repórteres Marcelo Canellas e Neide Duarte. Seria uma mistura de "Globo Repórter" com "Brasil Legal" (programa apresentado por Regina Casé nos anos 90). Seu objetivo seria mostrar a "cara do brasileiro".
A Central Globo de Comunicação disse que os formatos "não passam de projetos ainda não aprovados" pela cúpula.

APRENDIZES 1
Além do "Um contra Cem", já em produção para estrear em setembro, o SBT negocia a compra de um segundo formato para ser apresentado por Roberto Justus: "Dragons" Den".

APRENDIZES 2
O primeiro é um quiz, como "Show do Milhão", em que uma pessoa disputa até R$ 1 milhão com outras cem. "Dragons" Den" é mais próximo de "O Aprendiz": jovens empreendedores têm de convencer investidores a bancarem seus projetos. É para o início de 2010.

ORGANOGRAMA
Após reorganizar as áreas de jornalismo e esportes, entretenimento e comercialização, a Globo irá criar as diretorias-gerais de tecnologia e de gestão.

CONFINAMENTO 1
Os participantes de "No Limite 4", que estreia nesta quinta, não ficarão tão isolados como nas três primeiras edições. Alguns terão o direito de usar telefones celulares como recompensa por provas vencidas.

CONFINAMENTO 2
A operadora Tim e a Fiat já compraram ações de merchandising no reality. O plano comercial prevê que as ações entrarão em provas, recompensas e festas. E as cinco cotas de patrocínio foram vendidas para Tim, Fiat, Grendene, Monange e Ambev por R$ 5 milhões cada.

GRAMÁTICA
De um pensativo Silvio Santos, no "Roda a Roda": "Não é possível! Coxinha? Nunca pensei que coxinha fosse com x".


Texto Anterior: José Simão: Ueba! Ratinho invade Honduras!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.