São Paulo, quarta-feira, 28 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Historiadores negam que tela restaurada seja de Caravaggio

Pesquisa tenta identificar autor de "O Martírio de São Lourenço"

DE SÃO PAULO

Especialistas em Roma descartaram ontem a possibilidade de o quadro "O Martírio de São Lourenço" ser de Caravaggio (1571-1610).
Um artigo no jornal do Vaticano, "L'Osservatore Romano", havia anunciado a obra que pertence aos jesuítas como um trabalho desconhecido do mestre barroco no dia em que se completaram 400 anos de sua morte.
Nesse texto, comparava-se a tela restaurada às obras mais célebres de Caravaggio e exaltava-se a luminosidade como um marco do artista.
Voltando atrás, o mesmo jornal depois questionou a autoria da obra, desmentindo a hipótese de que seja um Caravaggio e chamando de "modestas" suas qualidades.
Historiadores que analisaram o quadro ontem em sua primeira exibição pública concordaram que a luminosidade da tela, um chiaroscuro típico, lembra a técnica de Caravaggio, mas criticaram os traços grosseiros da tela.
No quadro, São Lourenço aparece visto de baixo, sobre uma grelha, o braço estendido e seus algozes ao fundo.
Enquanto alguns pontos foram bem executados, como o ângulo inusitado da composição e o braço de um dos executores, há problemas no corpo dos capatazes, no pano cobrindo o santo e uma perna do personagem.
"Essa perna parece de um sapo", disse ontem o historiador Marco Bona Castellotti. "Caravaggio jamais teria cometido um erro desses."
Também esteve na exibição do quadro ontem em Roma a alemã Sybille Ebert-Schifferer, uma das maiores especialistas no autor, que lançou um grande estudo sobre sua obra neste ano.
"Entre estudiosos de Caravaggio, há expansionistas que atribuem muito mais quadros a ele", disse Ebert-Schifferer à Folha numa entrevista em abril deste ano.
"É preciso restringir o foco para entender como ele era como artista e não dar 20 quadros a mais a ele." (SILAS MARTÍ)


Texto Anterior: Raio-X: Salman Rushdie
Próximo Texto: Morre aos 78 anos o artista concreto Rubem Ludolf
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.