São Paulo, domingo, 28 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Deve-se comer tudo o que é servido num jantar?
Liu -
Iguarias como insetos ou escorpiões são artigos para estrangeiros. Chinês não vive só de inseto, senão não sobreviveria. Comemos peixes, temos muitos temperos... O importante é saber que é deselegante recusar comida. Há pessoas que não têm coragem de provar alguns de nossos pratos, mas é preciso enfrentar a novidade. Carne vermelha mal-passada, por exemplo, comum no Ocidente, é um horror para um chinês, mas provamos. Se não gostar, não repita. É ofensivo chegar num jantar, especialmente em casa, e desprezar pratos como sopa de ninho de passarinho, de barbatana de tubarão ou pepinos do mar. São pratos caríssimos.
 
E o chinês é muito introvertido. Normalmente os encontros acontecem em escritórios ou restaurantes, por mais importantes que sejam. Os chineses optam por salas fechadas em lugares neutros. Quando convidam para jantar em casa significa que fizeram uma grande deferência. Em casa, o brasileiro pode chocar o chinês por ser muito caloroso. Primeira coisa: não se deve abraçar e beijar. Dois: é muito importante respeitar a hierarquia na casa. Os mais velhos não devem ser chamados pelo nome.


Texto Anterior: Deve-se ou não usar terno numa reunião de negócios?
Próximo Texto: Como se locomover num país com mais de um bilhão de habitantes?
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.