São Paulo, segunda-feira, 28 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

Daniel Castro dcastro@folhasp.com.br




Horário eleitoral dobra ibope da TV paga

Apesar das reprises e da escassez de lançamentos, a TV paga mais que dobrou sua audiência com a propaganda eleitoral na TV aberta.
Nos primeiros cinco dias de horário eleitoral gratuito, entre 15 e 19 deste mês, o público dos canais pagos entre 20h30 e 21h20 cresceu 124% em relação à semana anterior. Saltou de 965 mil telespectadores por minuto para 2,16 milhões em todo o Brasil, segundo projeção a partir de dados do Ibope.
Ou seja, quase 1,2 milhão de telespectadores trocaram a TV aberta pela TV paga durante o horário eleitoral noturno. No país, há cerca de 14,3 milhões de telespectadores de canais pagos, distribuídos em 4,1 milhões de domicílios.
A "nova" audiência, de 2,16 milhões de espectadores, é excepcional para a TV paga. Significa que 15% dos assinantes sintonizaram em canais pagos entre 20h30 e 21h20. Isso só ocorre em eventos especiais na TV paga, como Olimpíadas.
O crescimento da audiência da TV paga neste ano foi maior do que em 2004, quando atingiu 83%, e menor do que em 2002, quando subiu 169%. Mas, neste ano, o número absoluto de telespectadores é maior (cerca de 350 mil).
O aumento da TV paga é coerente com a queda da TV aberta. Só na Grande São Paulo, 3,2 milhões de pessoas desligaram a TV ou usaram o televisor para outras mídias na primeira semana de horário eleitoral.

PONTAPÉ A Globo gravou sexta-feira, próximo a Manaus, as primeiras cenas de "Amazônia", minissérie que contará a história do Acre. As cenas tiveram Werner Shunemann, Tarcísio Filho, Victor Fasano e Matheus Nachtergaele. Os quatro interpretam intelectuais que enfrentam militares bolivianos.

PARA EXPORTAÇÃO 1 O ator Bruno Campos, que interpretou o marido de Glória Pires no filme "O Quatrilho", está no Brasil para divulgar "Nip/Tuck", série de ficção sobre cirurgia plástica exibida pelo canal Fox, cuja terceira temporada estréia no dia 12.

PARA EXPORTAÇÃO 2 Campos entrou para o elenco fixo de "Nip/Tuck", como um cirurgião plástico. Ele é brasileiro, mas vive nos EUA.

AVAL PRESIDENCIAL A Anatel deve aprovar nesta semana a compra da operadora de cabo Way TV, de Minas Gerais, pela Telemar _o que as TVs pagas consideram ilegal.

TRUQUE F.C. Ao contrário do que divulgou a ESPN Brasil na sexta-feira, o Campeonato Espanhol de futebol não é exclusivo do canal. A Sky/DirecTV também comprou o torneio (aliás, antes) e informa que transmitirá os principais jogos, como os de Real Madrid e Barcelona, deixando as "sobras" para a ESPN.

SÓ PAGANDO A Sky/DirecTV comprou os direitos do Espanhol também para TV aberta em toda a América Latina (por US$ 40 milhões). Mas nenhuma rede aberta brasileira topou pagar o que ela pediu para repassá-los.

Texto Anterior: Filmes
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.