São Paulo, sexta, 28 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA NOVA
O pianista mineiro trabalhou com o compositor em 1997
Paulo Álvares encerra festival com 'Kontakte' de Stockhausen

especial para a Folha

O pianista mineiro Paulo Álvares, 38, é a principal atração do 34º Festival Música Nova neste final de semana. Ele interpreta "Kontakte" (1960), de Stockhausen, domingo, no concerto de encerramento do festival. Escrita para piano, percussão e fita, a obra é um desafio interpretativo. "A fita é toda cronometrada, e você tem que ter uma matemática interna perfeita para estar sempre sincronizado com ela", explica. Álvares trabalhou com Stockhausen no ano passado, durante apresentação da peça "Gruppen". "Ele é de um rigor extremo. Com ele, a gente aprende muito, tanto em termos de precisão, quanto de intensidade musical." Professor da Escola Superior de Música de Colônia, Álvares é pianista da orquestra da rádio da cidade alemã, onde mora há dez anos. A noite de domingo começa com o duo formado pelos experimentados José Ananias (flauta) e Edelton Gloeden (violão). Eles fazem o lançamento do CD "Uma Festa Brasileira", do selo Paulus, dedicado exclusivamente a compositores nacionais. O concerto de encerramento termina com a estréia mundial da versão completa de "Atlas Folisipelis", do paulista Flo Meneses. Hoje, o Música Nova tem programado o grupo belga Champ d'Action. Com 13 integrantes, e regido por Koen Kessels, o conjunto toca peças dos brasileiros Silvio Ferraz e Gilberto Mendes, além da clássica "Octandre", do francês Edgard Varèse (1883-1965). Amanhã à tarde, é a vez das vozes femininas dos grupos Idéia Coral e Studio Coral, em um programa que destaca a "Ode a Santa Cecilia", do carioca Lorenzo Fernandez (1897-1948). (IFP)


O quê: Festival Música Nova
Quando: hoje, às 21h, Ensemble Champ d'Action; amanhã, às 16h30, Idéia Coral e Studio Coral, às 21h, Ensemble Theater am Gleis; dom, às 21h, concerto de encerramento
Onde: Itaú Cultural (av. Paulista, 149, tel. 011/238-1700)
Quanto: entrada franca




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.