São Paulo, sexta-feira, 28 de setembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Carol Quintanilha/Folha Imagem
LIBRETO Quando tinha oito anos, a soprano Guiomar Milan ouviu pela primeira vez a ária de Micaela, personagem que interpreta na ópera "Carmen", a partir de domingo, no teatro Alfa; foram os avós da garota que a colocaram no mundo lírico, com a ópera "Tristão e Isolda"

O céu é o limite

Está marcado para 15 de outubro o lançamento de um jornal nacional de 40 mil exemplares para promover a campanha presidencial de Anthony Garotinho, governador do Rio. É a metade da circulação do "Jornal do Brasil", um dos mais tradicionais do país.

Oficialmente, o jornal é do PSB, partido do governador. Só que nem a deputada Luiza Erundina, estrela da legenda, sabe de sua existência. O tesoureiro Alexandre Cardoso ainda não sabe quanto vai custar.

O PT, com 1 milhão de filiados, publica um jornal quinzenal de 12 mil exemplares e cobra R$ 50 pela assinatura anual. O panfleto de Garotinho será distribuído gratuitamente, para militantes e "formadores de opinião". Começa mensal; pode se transformar em semanal.

GARGANTA PROFUNDA 1
Jânio Quadros Neto, o famoso neto do ex-presidente Jânio Quadros, vai meter a colher na briga entre Roberto Amaral, ex-executivo da Andrade Gutierrez, e os donos da empreiteira.

Neto vai contratar detetives para rastrear o dinheiro que seu avô teria depositado na célebre conta da Suíça, nunca identificada. O ex-prefeito disse ao neto que quem cuidava de seus negócios era Amaral, então diretor da Andrade -que fez grandes obras na administração de Jânio. Amaral sustentou o ex-presidente no fim da vida: pagou a ele flat e tratamento médico. Sobre conta na Suíça, nunca falou.

GARGANTA PROFUNDA 2
Amaral foi convocado pelo Ministério Público para depor nas investigações de contas de Paulo Maluf no exterior. Vai ter que explicar anúncio que mandou publicar insinuando relações escusas entre a empreiteira, Maluf e Orestes Quércia.

FIVELA
Os grampos autorizados pela Justiça estão congestionando as empresas de telefonia. Os técnicos estimam que haja pelo menos 2.000 instalados em São Paulo. Os juízes estaduais pedem preferência, pois investigam sequestros; os federais argumentam que investigam crime igualmente grave: o tráfico de drogas.

FACA AMOLADA
O governador capixaba, José Ignácio, vai demitir o secretário da Fazenda, João Luiz Tovar. Ele acredita que Tovar montou governo paralelo e quer mostrar quem manda no pedaço.

PASSO A PASSO
Os principais clientes do Lloyds TSB, reunidos anteontem para ouvir Guido Mantega, assessor de Lula, fizeram ali mesmo eleição para o próximo presidenciável que querem ouvir. Entre Ciro Gomes, José Serra, Tasso Jereissati e Roseana Sarney, ficaram com a última.

LONA
Depois do fiasco das urnas eletrônicas, o PT vai recorrer à tradicional cédula de papel na prévia para escolha do candidato ao governo paulista.

BOAS AMIGAS
Um mês depois de serem socorridas pela vizinha Neuma Nastas quando Silvio Santos foi feito refém, Íris Abravanel e as filhas devolveram anteontem as roupas que pediram emprestadas. Mandaram junto uma bandeja de prata com bem-casados e uma caixa de madeira com saquinhos de chá inglês.

CALABRESA
Marisa Orth está telefonando sem parar para Tom Cavalcante. Quer saber que história é essa de que vai interpretar Pizzapata ao lado do personagem dele, Pitbicha. Ela diz que até agora não recebeu convite algum.

MATINÊ
Julia Ignacio comemora amanhã dez aninhos com festança no Maria Joana. Entre os convidados, pequenos ilustres: Alessandra Kauffmann, Ana Carolina de Arruda Botelho, José Thomaz Pereira, Fernando Hamuch, Alberto Sarfati, Olivia Castelo Branco. Os pimpolhos já estão em clima de molejo: receberam um CD com as músicas da festa.

CURTO-CIRCUITO

Eduardo Gudin e Fátima Guedes fazem apresentação única domingo no Sesc Pompéia. O brasileiro Sidney Glina abre amanhã, em Roma, o Congresso Mundial sobre Impotência. Com um time estrelado de DJs, Flavia Cecatto comemora terça-feira seu aniversário no Lov.e. É amanhã a abertura da exposição do pintor italiano Giulio Aristide Sartorio no Espaço Mário Pedrosa. Com show de Marlui Miranda, Tetê Espíndola e Mawaca, é hoje o lançamento do projeto Amazônia.br 2002, no Sesc Pompéia. O clube Manga Rosa arma amanhã megafesta em uma antiga estação de trem na Lapa.

E-mail: bergamo@folhasp.com.br

Com AUGUSTO PINHEIRO, FÁBIO ZANINI E NATASHA SZANIECKI NOVAK


Texto Anterior: "Intimidade": Hanif Kureishi narra a perda das ideologias
Próximo Texto: Vida Bandida - Voltaire de Souza: Diabo no corpo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.