São Paulo, segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Crítica

"Os Desafinados" trata temas pesados com leveza

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Não é fácil compreender certas escolhas de "Os Desafinados" (Canal Brasil, 22h, 14 anos). Uma delas é o fato de flertar com exibições de músicos brasileiros em Nova York, embora seja ficção. O espectador procura os "fatos reais" por trás da trama, mas não os encontra. É nosso vício de buscar personagens por trás de outros nomes e coisas parecidas que pesa. Vimos pouco Antonioni, talvez: acreditamos que existe sempre uma realidade atrás da ficção, ao contrário do italiano.
Outra escolha difícil consiste em obliterar as questões políticas da época, trabalhando com a mesma leveza da bossa nova. O filme é mais bossa nova do que cinema novo. Seu protagonista é tragado pela política. Talvez Walter Lima Jr. buscasse um choque para significar a chegada da violência a esse mundo ameno. Talvez seu estilo seja fino demais para dar ao fato a brutal clareza que pedia.


Texto Anterior: O melhor do dia
Próximo Texto: Outro lado: Globo reconstrói avenida São João em cidade cenográfica
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.