São Paulo, quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CRÍTICA ESPECIAIS

Documentários históricos sobre Hitler são para assistir como se fossem apenas comédia

RICARDO BONALUME NETO
DE SÃO PAULO

O historiador amador argentino Carlos de Napoli é divertidíssimo! Em vez de um canal de história, seus "documentários" deveriam ser diversão obrigatória em uma canal de comédia.
A ideia de que o ditador Adolf Hitler não se matou em Berlim em 1945, mas fugiu via submarino para a Patagônia é sensacional. Napoli passeia vestido de preto, com cara séria. O "filme" usa e abusa de imagens reais da Segunda Guerra, incluindo muitas sem sentido -o que a hipotética fuga de Hitler teria a ver com caças-bombardeiros britânicos?
Teria Hitler terminado seus dias neste continente? Ou teria outro nazista famoso, Josef Mengele, feito o mesmo? Sim, no segundo caso, mas não como Napoli imagina.
Esse tipo de "documentário" merece passar pelo que o astrônomo Carl Sagan (1934-1996) chamava de "kit de detecção de picaretagem". São ferramentas simples que servem para checar alegações extraordinárias.
São: sempre que possível, deve haver confirmação independente dos fatos; argumentos baseados na autoridade não são suficientes; evite o vago e o qualitativo; se há uma cadeia de argumentos, cada elo deve funcionar; se há hipóteses concorrentes para explicar os mesmos fatos, utilize a mais simples; veja se a hipótese pode ser falseada. Ou seja, assista com várias pulgas atrás da orelha!

NA TV
A Fuga de Hitler e Mengele, o Anjo da Morte
Estreia dos documentários
QUANDO amanhã, às 22h, e sexta, às 22h, no History Channel
CLASSIFICAÇÃO não informada
AVALIAÇÃO péssimo


Texto Anterior: Televisão/Outro Canal - Keila Jimenez: Record quer UFC e Copa do Mundo
Próximo Texto: Melhor do dia
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.