São Paulo, Quinta-feira, 28 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES - INÁCIO ARAUJO

JOGAMOS COM OS HIPOPÓTAMOS
Bandeirantes, 13h. (I'm for the Hippopotamus). Itália, 1988, 95 min. Direção: Italo Zingarelli. Com Bud Spencer, Terence Hill. Safári leva à África dois irmãos briguentos. A presença de um caçador que escraviza os nativos os faz interromper suas próprias disputas para enfrentar o inimigo comum. Comédia em que a dupla do estranhamente célebre "Trinity" invade a seara de Tarzã. Avaliação:   

SEPULTADO VIVO
SBT, 14h15. (Buried Alive). EUA, 1990, 93 min. Direção: Frank Darabont. Com Tim Matheson, Jennifer Jason Leigh. Mulher e amante envenenam o marido dela. Julgando que ele está morto, enterram o corpo no jardim. Mas ele não estava tão morto assim. Darabont, de "Um Sonho de Liberdade", em exercício de suspense feito para TV a cabo. Vale um espiada. Avaliação:    

LEMBRANÇAS PERIGOSAS Globo, 15h50. (The Kissing Place). EUA, 1990, 96 min. Direção: Tony Wharmby. Com Meredith Baxter-Birney, David Ogden. Após a morte do filho, perturbada, mulher sequestra um menino. Mas ele cresce. Feito para TV a cabo. Avaliação:   

CORAGEM E ESPERANÇA
Record, 21h45. (Island on Bird Street). 1996, 100 min. Direção: Soren Kragh Jacobsen. Com Patrick Bergin, Jack Warden, Jordan Kiziuk. Menino que perde a mãe, morta, e o pai, que vai para um campo de concentração, sobrevive escondido num local abandonado e luta para não ser apanhado pelos nazistas. Adaptação de best seller autobiográfico de Uri Orlev. Avaliação:   

TWIN PEAKS - OS ÚLTIMOS DIAS DE LAURA PALMER
Bandeirantes, 22h. (Twin Peaks - Fire Walk with Me). EUA, 1992, 134 min. Direção: David Lynch. Com Sheryl Lee, Kyle MacLachlan. Embora feita depois de "Twin Peaks", fenômeno de bilheteria que girava em torno da morte de Laura Palmer, essa sequência recua no tempo para mostrar Laura Palmer em pessoa, sua vida e, naturalmente, a da pequena Twin Peaks, localidade no norte dos EUA onde se passa a história. Nada demais, mas depois de "Estrada Perdida" perdoa-se esse passado mais sensacionalista e menos brilhante na carreira de Lynch. Avaliação:   

INTERCINE
Globo, 0h40. "A Promessa" (1994, de Margarethe Von Trotta, com Meret Baker, Corinna Harfouch) e "Atirador de Elite" (1996, de Russell Mulcahy, com Dolph Lundgren, Gina Bellman) são os candidatos a passar na sessão interativa de hoje.

CLIENTE MORTO NÃO PAGA
Globo, 2h50. (Dead Men Don't Wear Plaid). EUA, 1982, 91 min. Direção: Carl Reiner. Com Steve Martin, Rachel Ward, Carl Reiner. Sátira dos filmes noir, com Martin como o detetive que investiga o caso do misterioso desaparecimento de um cientista, pai da bela garota que o contrata. Alguns momentos interessantes, além da introdução na ação de cenas de filmes clássicos do gênero, garantem o interesse. Mas o essencial corre, como de hábito na sua parceria com Carl Reiner, por conta de Steve Martin. P&B. Avaliação:   

O BRAÇO LONGO DA LEI
Globo, 4h25. (Longarm). EUA, 1988, 96 min. Direção: Virgil W. Vogel. Com John Terlesky, Whitney Kershaw. O longo braço aqui é o do detetive Terlesky, que vive cercado de mulheres e trambiqueiros. Faroeste feito para TV. Avaliação:  

TV PAGA
Faroeste que faz pensar no Brasil

da Redação

Com o perdão da insistência, não dá para deixar passar em branco, ainda uma vez, a semana Anthony Mann, cujo título de hoje, "Região do Ódio" (Telecine 5, 22h), não fica atrás dos demais.
Mann retoma seus temas: caubóis que se deslocam, heróis com passado duvidoso (quando muito), a rudeza da vida no Oeste.
Aqui, no entanto, acrescenta outro: o individualismo, que é a marca registrada de James Stewart no filme. Ele consegue levar seu gado a uma região de garimpo e lucra muito com a venda. Mas tudo o que está em torno -a corrupção, sobretudo- não lhe diz respeito.
A que isso leva? Veremos (pois o que está lá vale muito para o Brasil de hoje). (IA)


Texto Anterior: Astrologia - Oscar Quiroga: Bom é realizar os pensamentos
Próximo Texto: José Simão: Mãos ao alto! Chegou o covágio telefônico!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.