São Paulo, segunda-feira, 28 de outubro de 2002

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PATRIMÔNIO

Inauguração de biblioteca e lançamento de livros marcam aniversário da sede de curso de arquitetura da USP

FAU celebra 100 anos da Vila Penteado

FABIO CYPRIANO
DA REPORTAGEM LOCAL

Pode, hoje em dia, um único arquiteto ser o responsável pela totalidade de um projeto, desde a estrutura de um edifício até os jardins à sua volta? O programa de pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, para comemorar seus 30 anos, reúne-se em um seminário, a partir de hoje, para debater tal questão utilizando sua própria sede, a Vila Penteado, que faz cem anos, como chave de discussão.
A Vila Penteado, nome dado à sede da chácara da família do Conde Antônio Álvares Penteado, construída em 1902, no então pacato bairro de Higienópolis, em São Paulo, foi projeto do arquiteto sueco Carlos Ekman.
Cedida à FAU, pelos filhos do conde Penteado, em 1946, a casa é um dos únicos exemplares do estilo art-noveau que resistem na cidade. Atualmente, a mansão, que tinha sua fachada com vista para a avenida Higienópolis, está cercada de edifícios, e sua entrada tornou-se a antiga porta dos fundos, à rua Maranhão.
"O Ekman é um modelo, assim como a Bauhaus, que inspirou a própria FAU, um arquiteto-demiurgo, capaz de pensar em todos os detalhes. Por isso, a casa é simbólica nas discussões que organizamos", diz Ermínia Maricato, diretora da pós-graduação em arquitetura da USP.
Há mais de dez anos, um grupo de pesquisadores da Universidade de São Paulo realiza um trabalho de "caráter arqueológico" nos 60 cômodos da Vila Penteado. Liderados pela arquiteta Regina Tirello, coordenadora do Canteiro Escola de Restauração de Pinturas Murais da Comissão de Patrimônio Cultural da USP, eles chegaram até as cores originais da residência, após passarem por sete camadas de pinturas.
Os pesquisadores descobriram que as pinturas originais eram cores fortes, que estão ressurgindo na mansão com uma reforma em curso. Já estão prontas apenas a monumental sala central da residência e a nova biblioteca, que será inaugurada no dia 8, projeto de José Armênio de Brito Cruz, que altera, em parte, o projeto original de Ekman e que gerou polêmicas na FAU. "Esta casa não é um museu, as mudanças foram feitas para um melhor aproveitamento do espaço", diz Maricato.
Como parte das comemorações dos 30 anos da pós-graduação e da importância da Vila Penteado na arquitetura paulistana, serão lançadas, no próximo dia 8, duas publicações: "Vila Penteado: Registros", de Benedito Lima de Toledo, e "Vila Penteado: 100 anos", uma coletânea de vários artigos, entre eles um manuscrito inédito de Ekman.
Nascido em Estocolmo, em 1866, o arquiteto fixou residência na crescente São Paulo de 1895, e foi também responsável pela Escola de Comércio, em estilo art-noveau, outra encomenda do conde Penteado, no largo São Francisco. "O Ekman tinha um contrato de exclusividade com o conde Penteado, segundo o qual ele só poderia construir prédios em estilo art-noveau para ele", afirma Tirello.
Segundo Maria Ruth Amaral de Sampaio, diretora da FAU, na introdução de "Vila Penteado: Registros", o fascínio do conde Penteado pelo estilo ocorreu em 1900, ao visitar "a Grande Exposição Internacional de Paris, onde o art-noveau se consagrava". Cem anos depois, tal encanto se mantém.


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