São Paulo, sexta-feira, 28 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIAL

Estação de rock sai do ar; plano é criar a BandSports FM para os 107,3 MHz

Brasil 2000 vira rádio Bandeirantes

LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Especializada em rock, a Brasil 2000 FM sairá do ar para dar lugar à programação da rádio Bandeirantes, de jornalismo. A mudança deverá ocorrer no próximo mês.
O plano não oficial da Bandeirantes, que se tornou o maior conglomerado do dial brasileiro, é utilizar a freqüência 107,3 MHz para uma emissora de esportes 24 horas, a BandSports FM. Será o mesmo caminho seguido pela BandNews, canal da TV paga que ganhou uma FM há quatro meses.
Por enquanto, a Brasil 2000 (que poderá ser ouvida por internet) reproduzirá o sinal da Bandeirantes AM (840 kHz) e FM (90,9) -falho em vários pontos da capital por ser uma concessão do litoral paulista e ter a antena instalada fora de São Paulo.
Kid Vinil, que foi diretor artístico da Brasil 2000 e apresenta um programa às quartas, disse lamentar a mudança. "Estão matando uma rádio que poderia ser uma opção do ouvinte para jogar nas mãos de um grande grupo. Entendo que seja por razões financeiras, mas só tenho a lamentar. O lado universitário da FM foi para o saco, e a idéia de fazer uma "college radio" dançou. Estamos perdendo culturalmente."
Criada em 1986, a Brasil 2000 pertence à Universidade Anhembi Morumbi. Por ser ligada à uma fundação, não poderia ser vendida. Em razão disso, oficialmente o negócio está sendo chamado de parceria. "Os alunos da faculdade terão participação na programação. Nosso acordo com a Anhembi Morumbi será amplo e vai envolver todas as rádios do grupo", afirma Neneto Camargo, dono da 89 FM e Nativa, que se associou à Bandeirantes e virou vice-presidente de rádio do grupo.
Há dois anos, diante de grave crise financeira, a Brasil 2000 passou por uma reformulação da programação. Os donos da Anhembi Morumbi venderam ao mercado e aos ouvintes a idéia de que abandonariam o esquema comercial, que buscava audiência, e tocariam um projeto alternativo, com "conteúdo de qualidade". Foi quando Kid Vinil assumiu o comando artístico. O "sonhou" acabou em menos de um ano.
No último relatório do Ibope (junho a agosto), a Brasil 2000 está em 30º lugar dentre as 36 FMs, com 6.600 ouvintes por minuto. A Bandeirantes (26º) conta com 10 mil. Com a mudança, fica mais forte para disputar com a CBN, que em FM tem 15 mil ouvintes. Velha moral da história: no rádio, jornalismo é que dá dinheiro.


Texto Anterior: "A Lenda do Zorro": Seqüência se mostra órfã de direção
Próximo Texto: Panorâmica - Dança: Corpo e Milton Nascimento são destaque no "NYT"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.