São Paulo, sábado, 28 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

Daniel Castro - dcastro@folhasp.com.br

Divulgação/Rede TV
REDE TV! PROCURA ANIMAIS NO RIO TIETÊ A apresentadora Luísa Mell grava entrevista em passeio no rio Tietê; o material, que a Rede TV! exibe amanhã no "Late Show" (17h), mostra os animais que vivem no rio

Filme ‘russo’ capta poder da novela brasileira

Em cartaz hoje na mostra de cinema de SP (Memorial da América Latina, 15h), o filme "Sonhos de Peixe" (2006) é um registro documental do poder que a novela exerce no Brasil.
A telenovela é o pano de fundo da trama central, ambientada em uma vila de pescadores no Nordeste. Ela é o "ópio" que escraviza a mocinha, que não admite perder um capítulo da vespertina "Beijo do Pecado".
É por causa da novela que o herói, um jovem pescador, vende sua casa para comprar o maior televisor disponível (tão grande que não passa pela porta de sua futura casa) para presentear a mocinha, e assim, conquistar o seu amor trágico.
"Sonhos de Peixe" é o longa de estréia do russo Kirill Mikhanovsky, 32, 16 deles nos EUA, mas é um filme brasileiro. Usa recurso do cinema documental (a maioria dos diálogos foram criados pelos próprios atores, não-profissionais, moradores de Baía Formosa, RN).
Mikhanovsky, que mediu os dois anos que filmou no Brasil pelas novelas que assistiu ("Celebridade", "Senhora do Destino", "América" e "Belíssima"), diz que não teve a pretensão de criticar. "Sou um observador. Fiquei impressionado pelo papel que a novela tem no cotidiano do brasileiro", afirma.
O diretor, no entanto, considera tudo isso "nada bom". "Todo mundo assiste porque não tem mais nada para ver". E aponta cenas de "América" como modelos de roteiro pobre.

DISQUE NOTÍCIA 1 Agora em novo horário (depois das 21h), o telejornal "SBT Brasil" vem perdendo diariamente no Ibope da Grande São Paulo para a edição noturna do "Tudo a Ver" durante os até 30 minutos em que os dois programas competem no ar.

DISQUE NOTÍCIA 2 Em alguns dias, como quarta-feira, a Record chega a dar mais do que o dobro do SBT (nove a quatro). O inusitado é que o "Tudo a Ver" nada mais é do que uma compilação do noticiário exibido pela Record desde o início do dia.

LÁ FORA Produção da TVE do Rio, a série "Um Menino Muito Maluquinho" começa a faturar prêmios. Segunda-feira, recebe o NHK Japan Prize de melhor produção pré-escolar.

DEMI MOORE 1 A novela "Páginas da Vida" terá uma semana, a próxima, bem à la "Ghost". O "fantasma" de Nanda irá rondar nada menos do que três personagens.

DEMI MOORE 2 Marta (Lília Cabral) e Léo (Thiago Rodrigues) sentirão a presença de algo invisível no ambiente. Nanda irá aparecer mesmo é para sua filha, Clara (Joana Mocarzel), numa cena que lembra outro filme, "O Sexto Sentido". Ela entrega uma boneca para a menina.

CANGURU DO RIO O canal SporTV se rendeu ao futebol australiano. Comprou os direitos de exibição com exclusividade no Brasil de quatro jogos do torneio, de 25 de novembro a 15 de dezembro, nos quais o craque Romário atuará pelo Adelaide United.


Texto Anterior: José Simão: Socuerro! Lula é repetente!
Próximo Texto: Programação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.