São Paulo, terça-feira, 28 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Críticos, artistas e curadores aprovam exposição Paralela

SILAS MARTÍ
DA REPORTAGEM LOCAL

Enquanto a Bienal recebia os primeiros visitantes no domingo, convidados lotaram o brunch oferecido por galeristas na Paralela, a tradicional mostra off-Bienal, que neste ano acontece nos galpões do Liceu de Artes e Ofícios.
Passaram por lá Marah Braye, diretora da Bienal de Sydney, Tanya Barson, curadora da Tate Modern, em Londres, Chus Martínez, curadora do Museu de Arte Contemporânea de Barcelona, o colombiano José Roca, um dos co-curadores da última Bienal de São Paulo, o diretor da Pinacoteca, Marcelo Araujo, o curador alemão Jochen Volz, também da última Bienal de SP, o curador Agnaldo Farias, entre outros.
"São trabalhos de muita qualidade, que tiram partido do espaço", avaliou Farias, que também afirmou que a mostra "dá notícias sobre a produção atual". "Tem o luxo de site-specifics como o de Nuno Ramos, Lúcia Koch, Brígida Baltar. Estão muito bem pensados os diálogos entre os trabalhos."
"Houve combinações muito estimulantes de obras de nomes históricos, como Artur Barrio, junto a jovens, como o André Komatsu", disse Volz. "Apenas um conhecedor profundo da arte brasileira poderia realizar essas conversas tão bem", completou, elogiando o curador Rodrigo Moura.
Barson, da Tate, que lamentou ter voado 14 horas para ver a Bienal do Vazio, elogiou a Paralela ao lado de outros convidados de seu museu. Braye levará para Sydney um caderno com anotações das obras que achou mais interessantes, em especial o trabalho de Débora Bolsoni, que espalhou pipocas de porcelana pelo chão.
Martínez elogiou a obra "Cine-maquete", de Raquel Garbelotti. Gostou tanto que marcou uma visita ao ateliê da artista, também em cartaz na exposição "Cover", no MAM.

Colaborou MARIO GIOIA, da Reportagem Local



Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Na rede: Mod@
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.