São Paulo, quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

Bruno Fernandes/Folha Imagem
O cantor e compositor Chico Buarque, que levou o Prêmio Bravo! de Cultura na categoria Literatura com "Leite Derramado", na Sala São Paulo, na segunda

NOITE GASTRONÔMICA

Roberto Setubal, do Itaú: a crise já terminou

Os banqueiros Roberto Setubal e Pedro Moreira Salles, do Itaú Unibanco, foram os convidados de honra de um jantar beneficente realizado anteontem no hotel Grand Hyatt. Entre taças de Veuve Clicquot e entradinhas como mini vol au vent de aspargos, ostras à moda de Nantes sobre julienne de alho poró caramelizado, toast de alcachofra com emmental e pequenos macarons salgados, Setubal festejava o fato de a crise econômica ter chegado ao fim. "Pelo menos no Brasil", disse ele à coluna.

 


Setubal acha até que as medidas anticíclicas lançadas pelo governo brasileiro para enfrentar a "marolinha" já não são mais necessárias. "Pelo menos por aqui. Em alguns outros países, talvez ainda sejam."

 


Fazendo um gesto com a mão que indicava uma curva para o alto, ele afirmou que a economia já está crescendo ao ritmo de "4,5% a 5%" ao ano neste trimestre. O banqueiro diz acreditar, no entanto, que o país fechará 2009 com crescimento de cerca de 1%, por causa da freada no primeiro semestre.

 


Ao contrário do que ocorreu em 2002, diz Setubal, quando a perspectiva de uma inédita vitória do então candidato Lula levou o dólar a R$ 4, as eleições de 2010 não vão afetar a economia, quaisquer que sejam os candidatos que cheguem à reta final do pleito. "Estou falando de 2010. Já no ano de 2011, não dá para dizer", afirma.

 


Um empresário deu "os parabéns" ao banqueiro pelas aquisições dos últimos meses - o Itaú comprou o Unibanco em novembro passado e, recentemente, a seguradora Porto Seguro. Setubal afirmou que, em matéria de negócios, o importante é ser "rápido e discreto".
No jantar, organizado pela revista "Prazeres da Mesa", de gastronomia, e pelo Senac São Paulo, foram servidas nove entradas e 16 pratos.

 


Os convidados saborearam ravioli baroa e manteiga noisette com pinhole, pelas mãos de Claude Troisgros, lagosta assada com ervas, feita por Philippe Jousse, do restaurante francês Alain Chapel,duas estrelas no guia "Michelin", robalo ligeiramente defumado com caviar oscietre, do chef Jean Michel Lorain, do restaurante La Côte St-Jacques, três estrelas no "Michelin", e milanesa de costela, molho de jabuticaba e creme de ervilha, de Laurent Suaudeau.

 


De sobremesa foram servidas mousseline de chocolate e profiterole preparada por Christophe Michalak, do hotel Plaza Athénée. A festa terminou depois das 2h.

Todo ouvidos

O TCU (Tribunal de Contas da União) quer ter acesso a todo e qualquer documento -incluindo grampos telefônicos- da Operação Castelo de Areia, que investiga suposto superfatu-ramento em obras realizadas pela empreiteira Camargo Corrêa. O material está sob segredo de Justiça. Há alguns dias, o tribunal enviou solicitação ao juiz Fausto De Sanctis, da 6ª Vara Criminal de São Paulo, para que ele mandasse a Brasília toda a papelada.

TODO OUVIDOS 2
O magistrado respondeu à solicitação com perguntas. Antes de enviar a documentação sigilosa a Brasília, ele quer saber qual é o processo que corre no tribunal para o qual os papéis seriam necessários, qual é o número dele e qual é o objeto desta investigação conduzida pelo TCU.

UMA NOITE NO MUSEU
O governador José Serra e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, se reuniram por 40 minutos a portas fechadas no Museu da Casa Brasileira, durante o lançamento de livro do economista Luiz Gonzaga Belluzzo, anteontem. Eles haviam marcado reunião no Palácio dos Bandeirantes, mas Mantega não conseguiu chegar devido ao trânsito em SP na segunda. Reagendaram o encontro para o museu, onde uma sala foi reservada para a dupla. O papo, segundo Guido, é impublicável: "Você não acha que eu vou te contar, né?", disse ele à coluna.

QUATRO CONTRA UM
Relatório da empresa de auditoria Crowe Horwath RCS, encomendado pela chapa de Luiz Flávio D'Urso, candidato a um terceiro mandato na presidência da OAB-SP, concluiu que houve fraude em uma enquete lançada no site de seu oponente, Rui Fragoso. A pergunta era se os advogados eram a favor ou contra uma segunda reeleição na entidade. Segundo a Crowe, cada vez que o internauta se dizia "a favor" do terceiro mandato, eram computados quatro votos para a opção "contra". A enquete foi tirada do ar nesta semana.

LEI DO IMPEDIMENTO
Gustavo Ribeiro, coordenador de comunicação da campanha de Fragoso, nega que a enquete, que deu vitória de 80% aos que são contra o terceiro mandato, tenha sido manipulada. E afirma que o levantamento, que ficou no ar por cinco meses, foi retirado do site em cumprimento à resolução 03/ 2009 do Conselho Federal da OAB, que impede a divulgação de quaisquer pesquisas de opinião 30 dias antes do pleito, marcado para 17 de novembro.

NA MÃO DE DEUS
O empresário J. Hawilla, da Traffic, parceira do Palmeiras, diz que "só nos resta rezar" pelo time, depois de três derrotas seguidas no Campeonato Brasileiro. Abordado por um torcedor que cobrou um elenco "supercampeão" para 2010, respondeu: "Achei que já tivéssemos feito um time assim neste ano. Mas uma equipe campeã não pode cair tanto só por causa de alguns desfalques".

PALADAR NAS ALTURAS
A versão brasileira do "Dinner in the Sky", restaurante improvisado numa plataforma a 50 metros do chão, será no Clube Municipal Modelódromo do Ibirapuera. Os jantares acontecem de 5 a 14 de novembro, sob o comando do chef Fred Frank. Duas vezes por noite, 22 pessoas serão içadas por um guindaste e terão a visão do parque. A experiência custará R$ 600.

CURTO-CIRCUITO
ACONTECE HOJE, com debate entre os autores, o lançamento do livro "Boa Companhia Haicai", organizado por Rodolfo Witzig Guttilla. Às 19h, na Livraria da Vila da al. Lorena.
A DIRETORA COMERCIAL da marca de relógios Breitling, a suíça Monika Pieren, estará hoje no lançamento da nova coleção da grife, na joalheria Dryzun, às 19h, no shopping Morumbi.
PLÍNIO MARCOS será homenageado hoje com ato teatral no lançamento de sua biografia "Bendito Maldito", de Oswaldo Mendes. Às 19h30, no Teatro da Universidade Católica.
SERGIO BIANCHI faz hoje pré-estreia de "Os Inquilinos", que está na Mostra de SP. Às 21h, no HSBC Belas Artes. 14 anos.
OS SHOPPINGS Iguatemi e Market Place vão doar o valor do estacionamento arrecadado hoje para projetos sociais.
O JUIZ Fausto De Sanctis lança hoje os livros "Crime Organizado e Lavagem de Dinheiro" e "Responsabilidade Penal das Corporações e Criminalidade Moderna". Às 19h30, na livraria Saraiva do shopping Pátio Higienópolis.

com DIÓGENES CAMPANHA, FLÁVIA MARTIN, MATHEUS PICHONELLI e LÍGIA MESQUITA



Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: Acima do tom
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.