São Paulo, terça-feira, 28 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

CÔNCAVO E CONVEXO
Ana Ottoni/Folha Imagem


Siron Franco, 53, voltou às origens: na galeria Nara Roesler, sua mostra "Casulos" traz obras feitas com penas de galinha e fumo de rolo e que lembram órgãos genitais; depois dessa ousadia, ele agora está em Londres, onde vai pintar os tipos das ruas

Casa de artista

O MAC prepara uma surpresa para inaugurar, no dia 6, o prédio reformado, onde foram gastos R$ 3 milhões: 78 artistas contemporâneos que já têm obras no museu, como Regina Silveira, Carlos Fajardo, Tomie Ohtake e Maria Bonomi estão criando peças exclusivas para a mostra de abertura, batizada de "Obra Nova". Ou, então, apresentam obras inéditas, como Cildo Meireles.

Além deles, mais nove artistas importantes, mas que não pertenciam ao acervo do museu, foram especialmente convidados para o programa de novas aquisições. Entre eles, Waltércio Caldas, Nelson Leirner, Rosângela Rennó e Rochelle Costi. Todos eles também criaram obras exclusivas.

As peças da "Obra Nova" serão apenas cedidas para a mostra de abertura -depois, cada artista pode expor ou vender para quem quiser. Já as obras de "Novas Aquisições" serão doadas ao MAC, que pretende se transformar num museu específico do artista brasileiro.


BRISA 1
A Varig Logística, que cuida de entrega de pequenas cargas, está à venda. A Varig deve continuar com o controle, mas procura parceiros que possam adquirir 20% da empresa. Oito grupos estão fazendo a "due dilligence". A previsão é que tudo seja fechado no primeiro trimestre de 2001.

A empresa espera arrecadar algo como US$ 400 milhões.

BRISA 2
O negócio com a Varig Log alimenta a idéia, no mercado, de que a própria Varig pode vir a colocar no mercado parte das ações da empresa principal. Só que seria coisa para bem depois.

ANJO DA GUARDA
O ministro Pimenta da Veiga ficou a pé em São Paulo no sábado. Chovia muito, e o comandante de um helicóptero que deveria levá-lo ao Guarujá para um encontro de telecomunicações se negou a levantar vôo.

"Seria uma boa oportunidade para o senhor matar saudades do deputado Ulysses Guimarães", disse o comandante.

Ulysses morreu em 1992, quando o helicóptero em que voava caiu no mar por causa do mau tempo.


METRALHADORA
Yussef Bazzi, o brasileiro naturalizado americano que dispara cartas a autoridades com "denúncias" contra o ministro Pedro Malan -a quem acusa de envolvimento em emissões clandestinas de títulos-, foi recebido na semana passada com cautela por procuradores do Ministério Público.

Entre outros disparates, disse que já andou com 80 policiais militares em pleno aeroporto de Brasília, pois o governo federal tinha mandado exterminá-lo.

Yussef, investigado pela PF a pedido de Malan, deixou a audiência perplexa.

RETORNO
O prédio onde era o Moinho Santo Antonio vai voltar a funcionar. Em janeiro, será inaugurado o Espaço de Eventos Moinho. Um grupo de investidores, liderados por José Homero Moreira, da Kentinha, e Irineu Ruffo, ex-Avon, assumiu a casa.

BODAS
Fernando Scherer, o Xuxa, tem contado a amigos que encontrou a mulher de sua vida e decidiu encarar a forca: vai casar. A felizarda é a modelo Tita, ex-mulher de Sergio Mallandro. Tita mora em Nova York. O casamento, ainda sem data marcada, deve ser um festão para quase mil convidados.

CID MOREIRA
João Paulo Diniz, herdeiro do Pão de Açúcar, vai estrear em nova profissão: a de apresentador de TV. Será na segunda-feira, no SporTV, da Net. Fará dobradinha com Fernanda Keller, a melhor triatleta brasileira.

COLHEITA
Andrucha Waddington vai para Cuba participar do Festival de Cinema, onde "Eu Tu Eles" concorre ao prêmio de melhor filme. Depois, passa o mês de janeiro nos EUA, em pré-estréias e conversas com jornalistas.

ÊXODOS
Catherine David, a curadora da Documenta de Kassel de 97, está montando uma exposição em Berlim com obras de artistas de países em guerra. A mostra, "L'État des Choses", terá trabalhos de Jerusalém, Beirute e Johannesburgo.

Só tem um brasileiro convidado: Maurício Dias, que fez o documentário "This Is Not Egypt".

CURTO-CIRCUITO

A artista plástica Ana Espérya inaugura exposição hoje na galeria Ponto das Artes.

A Amsterdam Sauer lança hoje, em São Paulo, sua nova coleção. A festa, com a participação do quarteto de cordas da Orquestra Sinfônica, será às 20h, no Luciano Boseggia.

Sérgio Motta Mello inaugura hoje seu novo prédio, na Sumaré, e faz o lançamento do grupo TV1.

Sandra Abdalla, Sueli Pastore, Patrizia Colucci e Marcello Fragelli expõem hoje, às 20h30, no Ateliê Arriet Chahin.

Neka Menna Barreto assina o cardápio da festa de 35 anos da Butterfield & Robinson. Vai ser hoje, na Estufa.

A Orquestra Filarmônica Nacional faz uma apresentação especial hoje na Sala São Paulo para convidados da Microsoft.

O pianista Marcelo Bratke se apresenta hoje, às 21h, no teatro Cultura Artística, com a argentina Marcela Roggeri.

E-mail: bergamo@folhasp.com.br
Colaboraram CRISTINA RAMALHO E°LUCIANA COSTA


Texto Anterior: "O Cinema"
Próximo Texto: Vida Bandida - Voltaire de Souza: Sonho impossível
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.