São Paulo, terça-feira, 28 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Madonna faz festa particular na Internet hoje

Associated Press
A cantora Madonna, cujo show hoje à noite em Londres será transmitido ao vivo pela Internet


JOSÉLIA AGUIAR
DE LONDRES

Madonna vai dar o que se poderia chamar de uma festinha particular hoje à noite em Londres, e só entra quem tiver convite. Mas aqueles que ficarem de fora da Brixton Academy -o mundo inteiro- poderão assistir a tudo ao vivo e de graça pela Internet.
A mãe de Lourdes e Rocco, que andava quieta para quem já protagonizou alguns pequenos escândalos no show business, resolveu chamar modestamente o seu primeiro concerto na cena inglesa em mais de sete anos de "festa para convidados, na qual cantará algumas poucas músicas".
Parece uma apresentação qualquer, ou talvez mais simples, mas não é. MadonnaMusic.com se uniu à Microsoft para promover o que está sendo divulgado como o maior evento da Internet até hoje.
A "material girl" cedeu à megaempresa de Bill Gates, por 30 milhões de libras (cerca de US$ 45 milhões), os direitos de transmissão ao vivo pela rede mundial de computadores do seu show para um público seleto -3.500 pessoas. É pouca gente para quem costuma lotar estádios de futebol.
"Estamos perseguindo Madonna há três anos", afirmou Niall MacAnna, executivo da Microsoft. Em Londres, Madonna repetirá o mesmo show do seu novo disco, "Music", mostrado no começo deste mês em Nova York para celebridades, jornalistas e fãs que conseguiram ganhar os ingressos por meio de sorteios.
Por causa do show, há quem começou a dizer que chegou ao fim a era dos grandes espetáculos em estádios. Ainda é cedo para previsões como essa, mas Madonna acredita que pode ter mais publicidade e vender mais discos com esse tipo de evento -com um público menor, porém apresentado ao vivo pela Internet em meio a uma megadivulgação.
Sabe-se que a cantora recusou várias propostas em dinheiro de redes de TV norte-americanas. Ofertas que chegaram a até 10 milhões de libras. Madonna preferiu o acordo com a Microsoft, que não pagará nada a ela.
"Madonna poderia lotar quatro estádios como o Wembley, mas, com esse evento, ela pode ter uma atenção extraordinária da mídia", disse Paul Morrison, diretor executivo da Done & Dusted, produtora britânica que filmará o concerto. A soma prevista no contrato seria gasta pela Microsoft para promover o show na TV, na imprensa e em anúncios on line. A campanha, que também está sendo definida com o superlativo de "a maior do mundo", deve alcançar 210 milhões de pessoas e foi traduzida em 17 idiomas.
A Microsoft divulgou o show para os seus usuários do Internet Explorer e enviou e-mails promocionais para os 80 milhões que têm conta no Hotmail, seu serviço gratuito de mensagens.
A gigante mundial da Internet também pagou a conta de todos os equipamentos -incluindo satélite- e profissionais especializados que estarão envolvidos no webcast. O show será transmitido pela Internet a partir das 20h de Londres (18h no Brasil). O internauta deve acessar a página www.msn.co.uk/madonna e fazer o download do Windows Media Player. Para isso, deverá escolher entre as diferentes velocidades.
A ultrarrápida é a de 700 Kbytes por segundo. A Microsoft diz que vai garantir, para essa opção, qualidade de som e imagem semelhante à de DVD. Mas o fato é que, mesmo na Europa, essa conexão só é conseguida via Internet do trabalho. Existe ainda uma opção de alta velocidade de 300 Kbytes por segundo. A versão rápida é de 80 Kbps e a padrão, de 56 Kbps.
Os internautas ainda poderão escolher, entre as várias câmaras, os ângulos que quiserem.


Texto Anterior: Projetos vão do tecno-forró à Tropicália
Próximo Texto: Cidade Internet mostra "show em lugar nenhum"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.