São Paulo, segunda-feira, 28 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

1ª TV digital do país estréia em fevereiro

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

A primeira emissora de TV digital do país estréia em fevereiro, no canal 24 da Grande São Paulo. Experimental, transmitirá das 7h às 17h programas em alta definição (HDTV) cedidos por Globo, SBT, Record, Band e Rede TV!, como se fosse um canal que juntasse um pouco de cada uma delas. Será a estação piloto do SBTVD (Sistema Brasileiro de TV Digital).
O canal digital já está no ar desde setembro, apenas para testes. Em fevereiro, ganhará uma grade e passará a ser sintonizado em 200 pontos de acesso público, como shoppings. Durante a Copa, o governo federal quer que seja sintonizado por 5.000 aparelhos.
Segundo o engenheiro Gunnar Bedicks, da Universidade Mackenzie (uma das líderes das pesquisas do SBTVD), o canal poderá ser sintonizado em residências, tanto em televisores analógicos quanto nos "ready to HDTV". Mas o usuário terá que comprar uma caixa decodificadora (set top box), que deverá custar R$ 300.
A Globo já liberou para a Universidade Mackenzie, que gerenciará o canal, o direito de transmitir em HDTV o Carnaval e a Copa, além de programas antigos gravados em alta definição, como os seriados "Mulher" e "Os Normais".
O projeto tem o apoio do Ministério das Comunicações. Parte de seus custos serão bancados com recursos públicos. Isso sinaliza que o SBTVD deverá ser adotado pelo país. Essa decisão deve ser anunciada em dezembro.

OUTRO CANAL

Fico Diretor-geral artístico da Globo, Mário Lúcio Vaz negocia com Octavio Florisbal (diretor-geral da emissora) um novo contrato em que permanecerá no mesmo cargo até o final de 2007. Pelo atual contrato, Vaz deixaria o comando geral da área artística em dezembro e ficaria mais dois anos apenas como consultor.
Opção 1 O canal pago GNT vai continuar investindo em séries "alternativas", como "Weeds", em 2006. O canal anuncia para o primeiro semestre as estréias de três novos seriados mais ou menos nessa linha: "Naked Josh", "NY-Lon" e "Love in The 21st Century".
Opção 2 Produção canadense, "Naked Josh" trata de um professor de antropologia sexual que, fora da sala de aula, tenta colocar em prática seus conhecimentos sobre o comportamento humano ao buscar o amor ideal. A britânica "NY-Lon" aborda uma paixão entre uma americana em Nova York e um inglês em Londres. A terceira série, também britânica, é sobre o amor no século 21.
Cride No evento em que o SBT apresentou a anunciantes sua programação de 2006, na última sexta, Carlos Alberto de Nóbrega (de "A Praça É Nossa") afirmou que prepara um DVD com os melhores momentos de Ronald Golias, morto recentemente. "Só falta a aprovação da família do Golias", ressalvou.

E-mail - dcastro@folhasp.com.br

Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Programação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.