São Paulo, segunda-feira, 28 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TV PAGA

"Diálogos Impertinentes" discute a paz

A REPORTAGEM LOCAL

A série "Diálogos Impertinentes", promovida pela Folha, pelo Sesc (Serviço Social do Comércio) e pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica), reúne hoje, às 21h, o filósofo e doutor em educação Alípio Casali e Denis Mizne, advogado especialista em direitos humanos e diretor-executivo do Instituto Sou da Paz.
O tema do debate, que ocorre no Tuca Arena (r. Monte Alegre, 1.024, Perdizes, tel. 0/xx/11/3670-8453) e tem exibição pela STV, é "A Paz". Os mediadores serão Mario Sergio Cortella, do departamento de teologia da PUC-SP, e Sérgio Dávila, repórter especial da Folha. Não é preciso retirar convites antecipadamente.
No mais recente programa da série, em 31 de outubro, que discutiu o tema "O Corpo", o psicólogo e professor da PUC-SP João Augusto Pompéia avaliou o papel que esse exerce na sociedade moderna.
"Ele [o corpo] se transformou em mais um produto de consumo e passou a ser considerado como objeto de cuidados. Desde os cuidados quase obsessivos com a saúde até, principalmente, os cuidados com a estética na produção de corpos perfeitos, "cada vez mais belos'", afirmou o professor, que também procurou diferenciar as seguintes expressões: "o corpo que tenho" e "o corpo que sou".
O outro participante do debate, o médico e presidente da Associação de Medicina Tradicional Chinesa, Jou Eel Jia, explicou o caráter que a filosofia oriental atribui ao corpo. "O corpo é o altar onde executamos a cerimônia da nossa vida. É um lugar de respeito. Através do corpo você eleva o espírito e chega à transcendência da consciência", afirmou.
Segundo Eel Jia, o pensamento ocidental criou um sistema de domínio da mente sobre o corpo, deixando para este a ingrata tarefa de simplesmente obedecer. O médico levantou ainda a importância da respiração e do circuito energético para o bem-estar.


Diálogos Impertinentes
Quando: hoje, às 21h no STV


Texto Anterior: Programação
Próximo Texto: Filmes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.