São Paulo, quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trisha Brown revê começo da dança pós-moderna

Companhia apresenta coreografias dos anos 70

ADRIANA PAVLOVA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Uma parte importante da história da dança pós-moderna norte-americana será revivida a partir da noite de hoje em São Paulo, quando a Trisha Brown Dance Company fizer sua estréia na cidade.
A última grande atração internacional de dança a se apresentar por aqui neste ano traz na bagagem uma espécie de aula sobre os primórdios de um movimento que viria a influenciar toda uma geração de coreógrafos dentro e fora dos Estados Unidos.
De hoje até sábado, a companhia americana apresenta no Sesc Paulista, dentro da Mostra Sesc de Artes, o espetáculo "Early Works", uma reunião de coreografias criadas por Trisha Brown na década de 70, exatamente quando ela vivia o auge de suas famosas experiências criativas.
São seis trabalhos que mostram a ousadia de uma artista que se tornou conhecida -e até hoje é lembrada- por desafiar a gravidade caminhando nos telhados de Nova York. A série chega a São Paulo depois de ter sido apresentada na última edição da Documenta de Kassel, neste ano, quando a faceta multidisciplinar da coreógrafa foi revista, como seus diálogos com artistas plásticos como Robert Rauschenberg.
Uma das fundadoras nos anos 60 da Judson Church Dance Theater -palco da revolução coreográfica americana- , Trisha colocou seus bailarinos para dançar em parques, ruas e museus, além de ter levado para a cena movimentos do cotidiano. "Early Works" é composto por "Floor in the Forest", "Accumulation", "Group Primary Accumulation", "Sticks", "Figure Eight" e "Spanish Dance".


EARLY WORKS
Quando:
dias 28 a 30/11 e 1/12. Quarta a sábado, 18h e 20h
Onde: Sesc Paulista (av. Paulista, 119, tel. 0/xx/11/3179-3700)
Quanto: de R$ 6 a R$ 24


Texto Anterior: Diretor relê "Chico Bacon"
Próximo Texto: Documento pede que prefeitura reassuma MuBE
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.