São Paulo, terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

@ - bergamo@folhasp.com.br

Prazo
O presidente da Fundação Bienal, Manoel Pires da Costa, tem até 14 de fevereiro para renunciar. O prazo foi estipulado por alguns membros do conselho da fundação, como um acordo quando Pires da Costa tomou posse pela terceira vez, sob denúncias de nepotismo.
Agora o pessoal do conselho está cobrando, mas o presidente não parece disposto a arredar o pé. O presidente da Bienal diz que o mandato está em vigor e só terminará com a apresentação do balanço que ocorre depois da realização da 28ª edição.

SÓ NESTE ANO
Confiando no chamado "efeito calendário", a Infraero espera que o movimento nos aeroportos seja bem menor do que o do Carnaval passado. Como este ano o feriado caiu no começo de fevereiro, muita gente que tirou férias em janeiro vai emendar até a Quarta-Feira de Cinzas, ou o fim da semana que vem. Significa que o embarque na próxima sexta-feira deve estar mais tranqüilo e a volta dos passageiros das férias, distribuída por dias diferentes.

COOL
O último caderno de turismo dominical do jornal "The New York Times" dedicou uma página inteira para o Carnaval do Brasil fora do eixo Rio-Salvador. Cita lugares como Ouro Preto (MG), Laguna (SC), Morro de São Paulo (BA), São Luiz do Paraitinga (SP). E explica algumas palavras em português: "marchinha", "abadá", "pousada", "caipirinha" e "ressaca".

CINEMA SEM PIPOCA
O Ministério da Saúde vai exibir para seus servidores uma sessão do documentário "Sicko - $.O.$. Saúde", de Michael Moore ("Fahrenheit 11 de Setembro"). Versa sobre o "sistema ganancioso" da indústria farmacêutica (a dos EUA). O ministro José Gomes Temporão assiste à sessão privé, hoje, no Cine Brasília.

TRAVESSIA DE POLIANA
Depois de três anos sem filmar -dois dos quais na Secretaria de Estado da Cultura-, o cineasta João Batista de Andrade começa a rodar hoje o documentário "Travessia". Nele, acompanha gerações de estudantes que viveram a ditadura militar. Até o fim do ano, Batista pretende iniciar as filmagens de "O Bebê de Poliana", musical sobre uma moça que viaja a SP atrás do pai de seu filho.

1810
A fábrica de musicais de Cláudio Botelho e Charles Moeller já tem uma próxima atração. Vão montar "Era no Tempo do Rei - Um Musical da Chegada da Corte", de Ruy Castro. O espetáculo, diz Ruy, será "picaresco, malandro e de ação", no "estilo 1810".

MADEIRAAAAA!
Ameaçada por uma construção no terreno vizinho, a centenária figueira do restaurante Rubaiyat, na Haddock Lobo, está devidamente protegida por câmeras instaladas em seus galhos. Como não pode vigiá-la o tempo todo, Belarmino Iglesias destacou um funcionário para ficar diuturnamente em frente ao monitor.

BAILE FLUTUANTE
Eike Batista quer reunir na segunda-feira de Carnaval no barco-evento Pink Fleet uma parte dos VIPs que pulam nos camarotes da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro. Seria um baile flutuante, cheio de socialites, a bateria da Viradouro e um chefe de cozinha. R$ 600 por cabeça.

>> PAULO COELHO

"Devem estar contentes com o aumento das vendas"

O escritor Paulo Coelho assumiu publicamente no dia 20, na Alemanha, que juntou trechos de edições piratas de seus livros e os disponibilizou no blog "Pirate Coelho". Por e-mail, ele falou à coluna.

 

FOLHA - O sr. lê versões piratas de outros autores?
PAULO COELHO -
Não. Detesto ler em tela de computador. E imprimir um texto termina custando mais caro que um livro.

FOLHA - E outras mídias? Baixa músicas?
COELHO -
Eventualmente baixo filmes.

FOLHA - Se o sr. fosse um escritor iniciante, desconhecido, indicaria os links piratas de seus livros para os leitores?
COELHO -
Neste caso seria irrelevante. O escritor iniciante deve fazer questão de deixar sua obra na web, porque ser lido é o que importa. E fazer questão de assinar um contrato com a editora que limite o direito da mesma ao formato de livro.

FOLHA - O que seus editores acharam da sua atitude?
COELHO -
Não sei se vão gostar, mas, pelo menos, devem estar contentes com o aumento das vendas. Com relação à língua portuguesa, eu tenho o direito a fazer isso, porque a edição não cobre a plataforma de internet. Mas, com relação as outras línguas, estou impedido -já que as traduções pertencem às editoras. Portanto, tudo que eu fiz foi coletar aproximadamente 395 edições "piratas", e colocá-las em uma mesma página.

FOLHA - Em quanto aumentaram as vendas [Antes de assumir a autoria do blog o escritor já vinha disponibilizando trechos na net]?
COELHO -
Depende do país, mas podemos dizer que em geral aumentou uns 10%. Por quê? Porque ninguém gosta de ler livro na tela de computador. As pessoas fazem o download do arquivo, lêem algumas páginas, e, se o tema é interessante, vão à livraria comprar o livro. É mais prático e mais efetivo.

FOLHA - Algum escritor entrou em contato com o sr.?
COELHO -
Escritores não, jornalistas do mundo inteiro. E a grande maioria dos sites de P2P (especializados em pirataria) reproduziram os meus comentários na Alemanha.

FOLHA - Teme críticas?
COELHO -
Estou sendo coerente -se existem lugares onde não podemos encontrar livrarias, essa é uma das maneiras de ter acesso a livros.

Frase

"Tudo o que eu fiz foi coletar 395 edições "piratas", e colocá-las em uma mesma página".
PAULO COELHO, escritor, sobre seu blog "Pirate Coelho"

GALÃ CARECA

Luciana Whitaker/Folha Imagem
No Rio, o holandês Antonie Kamerling corta o cabelo


O ator holandês Antonie Kamerling, 41, não leu o livro "Budapeste", de Chico Buarque: para fazer o papel do alemão Kaspar Krabbe, no filme homônimo rodado no Rio, ele leu o roteiro em inglês e decorou suas falas em português: um amigo alemão as colocou no iPod, e ele veio repetindo no avião. Escolhido pelo produtor de um filme que fez na Hungria, o mesmo que agora está produzindo "Budapeste", Kamerling diz que aconteceu "um fato inédito": "Nunca vi o diretor antes. Os contatos foram feitos pela internet. De repente, me vi desembarcando no Brasil".

 

Como o personagem perde o cabelo depois de um "estresse amoroso", Kamerling teve de raspar a cabeça. Galã muito popular de novelas na Holanda, enveredou pelo cinema e agora está focado na carreira de músico pop. Em Hollywood, filmou "Exorcista: o Início": "Tudo lá é muito organizado, funciona, você sente a pressão do dinheiro por trás do filme". No Rio, ele acha, as pessoas pensam mais na arte.

CURTO-CIRCUITO

REFORMA TRIBUTÁRIA é o tema da palestra promovida pela Confederação Nacional do Turismo hoje, às 13h, no Arouche.
A CANTORA E COMPOSITORA Andreia Dias lança seu primeiro disco solo, o "Vol.1", hoje, no Sesc Pompéia, às 21h.
A ATRIZ Bruna Lombardi lança amanhã, às 19h, o livro "O Signo da Cidade", na livraria Cultura do shopping Villa-Lobos.
O ESTILISTA DAVID AZULAY lança a coleção de inverno da Blue Man hoje, a partir das 11h, nos Jardins.
A PERFUMARIA Calèche recebe convidados hoje para o lançamento de uma fragrância, no shopping Iguatemi.
TOQUINHO E MILTON NASCIMENTO cantam amanhã na Sala São Paulo, na festa de 50 anos da Toyota no Brasil.

com PAULO SAMPAIO (interino), AUDREY FURLANETO, DIÓGENES CAMPANHA, DÉBORA BERGAMASCO

Texto Anterior: "Área de museu do MinC é stalinista"
Próximo Texto: Fotografia: Fotos de Capa são descobertas no México
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.