São Paulo, quarta, 29 de janeiro de 1997.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GASTRONOMIA
Torneio que se realiza em Lyon tem competições
Itália vence Copa Mundial de Confeitaria no Bocuse d'Or

EITAN ROSENTHAL
enviado especial a Lyon

O torneio gastronômico Bocuse d'Or, do qual o Brasil participa, é o principal evento de mídia de uma grande feira de negócios do setor alimentício, o 8e. Salon des Metiers de Bouche - SIRHA (8º Salão dos Ofícios da Boca), realizado no complexo de eventos Lyon Euroexpo. A feira é realizada a cada dois anos, desde 1983.
Nos dias 26 e 27 foi realizada a Copa Mundial de Confeitaria. A Itália venceu, para delírio de sua barulhenta torcida, seguida pelos EUA e Japão.
A França, sempre favorita, decepcionou, ficando em quarto lugar. A equipe da casa chorou com o fracasso.
Outras 21 competições paralelas entretêm o público ininterruptamente durante os cinco dias do evento, todas elas ligadas à gastronomia.
Copa Francesa de Padaria, Competição Nacional dos Comerciantes de Queijo, Competição Internacional dos Açougueiros, Competição Nacional dos Mercadores de Ostras e Competição de Cozinha da Força Aérea são algumas das mais curiosas.
Há também demonstrações de manufatura e manuseio das especialidades, como as de pescadores, sorveteiros, chocolateiros, confeiteiros, queijeiros etc.
Um imenso videowall instalado no saguão do pavilhão principal informa o público, mostrando cenas ao vivo dos eventos.
A feira em si é magnífica. Dividida em pavilhões de produtos, equipamentos industriais, bebidas, instalações comerciais e panificação, oferece ao visitante, com seus 960 expositores distribuídos em 65.000 m2 de área, um panorama completo do universo da alimentação, visto sob o prisma da sofisticação francesa.
É notável o esforço francês de adequar o virtuosismo de sua cozinha com as demandas dos novos tempos, em que o grande desafio é conciliar a qualidade com a produção em escala.
Vê-se isso nos estandes das empresas de catering, alimentação rápida e fornecedores de alimentos semi-industrializados para resturantes. É a busca simultânea do sublime e do pragmático.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1996 Empresa Folha da Manhã