São Paulo, quinta, 29 de janeiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nós sabemos onde Clinton enterrou a verdade!

DAVID DREW ZINGG
em Sampa

"... ele tem -bem, não quero ser..., mas parece que ele tem um queijo dinamarquês enfiado nas calças!"
Tom Wolfe, em "A Fogueira das Vaidades"

Só há uma razão válida que me obriga a escrever esta coluna, hoje, sobre o caso estranho, bizarro até, que está fazendo o mundo ....r nas calças.
A razão é que tio Dave conhece toda a verdade, nua e crua, sobre a mais recente escapada sexual do "Wild Willie" Clinton.
Não é exatamente que eu SAIBA, realmente, toda a verdade sobre Bill, Monica, Paula, Gennifer, Katherine e todas as outras.
O que estou querendo dizer é que sei ONDE se encontra a verdade. Enquanto redijo esta coluna, vou decidir se revelo ou não a meus três leitores fiéis a localização exata do esconderijo dessa estarrecedora verdade.
Na opinião pessoal de tio Dave, a questão de se Clinton fez ou não fez aquilo deveria ser decidida pelo setor privado, muito mais eficiente.
A operação de detecção de mentiras deveria ser confiada a alguém como aquele velho amigo de O.J. Simpson, o famoso advogado criminalista F. Lee Bailey (que, apesar de Dave Barry afirmar que o célebre professor da Escola de Direito de Harvard "dá a impressão de ser revestido por uma fina camada de lama", é geralmente visto como extremamente brilhante).
Bailey poderia submeter o presidente Clinton a um interrogatório rigoroso, acoplado a uma daquelas engenhocas detectoras de mentiras:
BAILEY - Sr. presidente, o sr. é casado?
CLINTON - Sim, Hillaryamente.
BAILEY - Durante sua vida de casado, é verdade que o sr. já molestou sexualmente uma longa lista de "bimbos" não muito atraentes?
CLINTON - Meça suas palavras, sr. Bailey. O senhor está insultando as fiéis e respeitáveis eleitoras do Partido Democrata que eu meramente convidei para conhecerem (marque uma das alternativas): meu gato "Snickers", o Salão Oval da Casa Branca ou meu luxuoso e elegante quarto de hotel, com ar condicionado.
BAILEY - Mas, sr., parece que ultimamente suas convidadas são cada vez mais jovens. Isso não seria ligeiramente ilegal?
CLINTON - Não foi tecnicamente ilegal, e, se foi, o partido político oposicionista, o dos republicanos, faz a mesma coisa o tempo todo.
BAILEY - O sr. está atribuindo ao Partido Republicano a culpa por seus próprios pequenos pecados sexuais.
CLINTON - Não, o sr. não entende. O sr. sabe que, aqui nos Estados Unidos, temos grande orgulho do que chamamos de nosso sistema político "bipartidário", que é único no mundo. Temos o partido anti-sexo e o partido sexo-tudo-bem.
BAILEY - Mas, aparentemente, sr. presidente, a última mocinha tinha apenas 21 anos de idade na época do alegado incidente.
CLINTON - Foi tudo idéia da Chelsea.
BAILEY - Sr. Clinton, nosso polígrafo, que vem monitorando seu pulso e sua pressão sanguínea, indica que o senhor está dizendo a verdade. Ou isso ou o senhor acaba de sofrer um infarto maciço.
Sexo faz mal à saúde
Meus leitores mais jovens devem sentir que têm muita sorte em viver numa era em que sabemos o quanto tudo é perigoso, incluindo os presidentes de países muito grandes.
Quando eu era criança, as pessoas achavam que tudo era seguro, menos o comunismo, Jânio ("Nada de Biquínis") Quadros, Gemada em Pó Kibom e SEXO.
Os fabricantes de camisinhas, por exemplo, achavam sexo ótimo e, na condição de produtores de um artigo de utilidade pública, colocavam no ar muitos anúncios nos quais pessoas atraentes ofereciam conselhos científicos favoráveis ao sexo, tais como "os preservativos Lucky separam os homens dos garotos..., mas não das garotas" ou "Lucky, a camisinha que tem bom sabor. Aproveite pra curtir o amor".
Mas então o Ministério da Saúde, que, hoje em dia, sabe mais sobre saúde do que qualquer pessoa, decidiu que o sexo faz mal às pessoas e recomendou aos fabricantes de camisinhas a colocação de avisos nas embalagens do produto.
Alguns deputados dos Estados produtores de borracha, como Rondônia, se ofereceram para ajudar a redigir os avisos. Possivelmente por causa disso, o primeiro saiu um pouco confuso:
"AVISO: O Ministério da Saúde acha que o sexo talvez não seja ideal para sua saúde -mas pode estar enganado, é claro."
Hoje em dia, os avisos ao público constituem uma indústria de primeira grandeza. Pode ser que a Folha de amanhã traga um artigo semelhante a este:
"CAMPINAS - Cientistas do laboratório da respeitada universidade científica Unicamp anunciaram hoje que tudo é terrivelmente perigoso, especialmente a prática do sexo.
O dr. Água de Esgoto Q. Acqua, que chefiou o projeto de pesquisas em questão, explicou que os cientistas dividiram um grupo de ratos normais em subgrupos formados por machos mais velhos e fêmeas mais jovens. A seguir, deixaram que eles levassem vidas normais -comendo, bebendo, dormindo, assistindo à TV Globo e dirigindo o país- e praticassem muito sexo no gabinete presidencial.
'Todos morreram em questão de dias', relatou o dr. Acqua."
Portanto, tire sua própria conclusão: é possível que o problema Clinton tenha um fim auto-induzido trágico.
Onde se esconde a verdade
Um segredo é um segredo é um segredo, e Bill Clinton sabe esconder seus segredos dos olhares curiosos. A resposta crucial do mistério de Monica e todas suas outras "bimbos" foi enterrada, com grande cuidado, no meio do gramado da Casa Branca.
Está num vidrinho de geléia, ao lado de outro vidrinho de geléia, no qual Richard Nixon escondia sua política externa.

Tradução Clara Allain


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.